Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/02/2019 às 08h58min - Atualizada em 04/02/2019 às 08h58min

Rir de si mesma (o)

KELLY BASTOS (DUDI)
Algumas situações em nossas vidas podem ser desafiadoras. Decepções e eventos que ocorrem sem que estejamos preparados para encará-los são recorrentes, e, muitas vezes, lidar com a situação de forma bem-humorada pode ser vantajoso. Um estudo realizado pela Universidade de Granada reforçou isto, apontando que fazer piadas com você mesmo (a) pode garantir uma maior segurança, além de potencializar a felicidade, e melhorar o bem- estar.

Ao vermos alguém fazendo piadas consigo mesmo, acreditamos que a pessoa está fazendo isto apenas para disfarçar suas inseguranças. Porém, a verdade é o oposto: essa habilidade demonstra uma maior força frente às adversidades.

Como o estudo foi feito
Especialistas em comportamento da universidade de Granada, decidiram analisar diferentes tipos de humor, a fim de determinar se o lado cômico das pessoas estava relacionado com a forma que elas lidam com sentimentos negativos, como a dor e a raiva. O estudo foi publicado pelo periódico “Personality and Individual Differences”, e contou com a participação de 1.068 espanhóis, com idades de 18 a 65 anos. Eles foram submetidos a cinco diferentes estudos acerca do tema do estudo.

Para analisar os tipos de comportamento humorísticos, foi utilizado um questionário com 32 itens que envolviam a autoanálise. Uma das maiores descobertas após a observação destes questionários, era que o humor autodepreciativo não tinha necessariamente uma conotação negativa, como se pensava anteriormente.
"Particularmente, nós notamos que uma maior tendência em praticar o humor autodepreciativo implica em maiores níveis de felicidade e sociabilidade, fatores fundamentais para o bem-estar psicológico", disse Jorge Torres Marín, coautor do estudo em entrevista ao periódico. As descobertas do estudo mostram e ilustram como as variadas formas de humor podem beneficiar diversos contextos.

Humor associativo - Este tipo de humor leva em consideração piadas que a maioria das pessoas tendem a achar engraçado. Ele ajuda a fortalecer os laços sociais com o grupo desejado.

Humor auto-estimulante - O uso desse tipo de humor permite que as pessoas superem situações embaraçosas, ao permitir que elas encontrem um lado cômico dentro da situação negativa que estão vivendo.

Humor autodepreciativo - Entretanto, por mais que fazer piadas sobre si mesmo tenha vantagens e seja um sinal de uma maior auto-segurança, a ação também tem seu lado negativo. De acordo com as respostas do questionário, piadas autodepreciativas podem ser um indicador de raiva reprimida.

"Os resultados sugerem que o humor auto-depreciativo, mesmo quando fomentado de maneira positiva ou bem-intencionada, pode também ser um sinal de que a pessoa está mascarando sentimentos ou intenções negativas", conclui Ginés Navarro-Carrilo, coautor do estudo, em entrevista ao periódico.
Portanto, preste atenção se você está fazendo piadas para lidar de maneira mais leve com seus problemas, ou se você o faz para suprimir sentimentos ruins. Caso se identifique com o segundo caso, é recomendável que você expresse seus verdadeiros sentimentos. E caso isto lhe prejudique, procure um especialista.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90