16/04/2018 às 11h33min - Atualizada em 16/04/2018 às 11h33min

Drible o desânimo e a ansiedade

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Vamos começar a semana driblando o que nos aborrece? Confira cinco práticas para adotar e favorecer seu bem-estar e produtividade. Essas sugestões, ajudam a manter as emoções sob controle, segundo a nossa consultora e psicóloga Eliana Alves Pereira.

1. Estabeleça metas realistas - Propor-se a fazer um montão de coisas e, no final, não dar conta é muito frustrante. “Essa sensação mina o foco e a motivação para realizar as tarefas, gerando ainda mais stress e irritabilidade”, explica a psicóloga. Por isso, cuide para que os prazos estipulados sejam alcançáveis e atente-se ao bom aproveitamento do seu tempo – assim, os compromissos não se acumulam.

2. Faça um lanchinho com pasta de cacau e oleaginosas - O cacau possui triptofano, substância precursora da serotonina, que confere sensação de relaxamento e prazer. Já as oleaginosas – castanha-do-pará, nozes, amêndoas e avelãs – são ricas em zinco. Vários estudos mostram baixas doses do mineral em pessoas estressadas.

3. Pratique o autorelaxamento -  Separe alguns minutinhos para a meditação. “Sente-se numa posição confortável, feche os olhos e respire profundamente. Você pode estar ouvindo uma música calma ou em completo silêncio. Observe os pensamentos que vêm à sua mente e não se atenha a eles, deixe-os passar, sem fazer julgamentos”, orienta Eliana Alves Pereira. Uma boa tática é imaginar um rio ou uma nuvem à sua frente e deixar que o fluxo de água ou a brisa levem consigo cada umas das preocupações que surgirem. 

4. Tome um banho caprichado - Permita-se, um dia na semana, dar aquela esticadinha embaixo do chuveiro. Pingue algumas gotas de óleo essencial de eucalipto numa bucha vegetal e massageie-a em todo o corpo. O aroma melhora a respiração, o que favorece o funcionamento do organismo e estimula o otimismo. Depois, com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares nas áreas de tensão – elas costumam se concentrar nos ombros, no pescoço e na nuca. Você sairá do box revigorada!

5. Tire uma soneca à tarde - Mas atenção: para o sono ser benéfico ele tem que ser breve, apenas um cochilo! Meia hora é suficiente para dar uma boa aplacada na tensão sem comprometer o descanso noturno. No entanto, se você já tem um histórico de insônia, é melhor evitar. Nesse caso, ouça quinze minutos de música clássica ou new age, que possuem um ritmo parecido com o que as ondas cerebrais produzem durante a soneca e, por isso, agem como poderosos relaxantes mentais.
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