Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/04/2018 às 14h39min - Atualizada em 09/04/2018 às 14h39min

'Não tenho tempo para nada!'

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Sabe quantas horas você, mulher, gasta com cuidados com a casa e com a família? Dezoito horas por semana, em média. Imagine que, se você trabalha, fica fora 40 horas por semana, fora as horas que demora se deslocando até o seu emprego e voltando. E depois, disso, ainda tem uma jornada de trabalho em casa que é quase metade desse tempo. Que horas você vai cuidar de si? Essas informações são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também afirma que os homens gastam apenas 10,5 horas por semana com essas atividades de casa.

Está explicado por que eles conseguem assistir o jogo inteiro na quarta-feira à noite em frente ao sofá enquanto elas mal se lembram da última vez que assistiram a um filme inteiro. Segundo os especialistas, isso ocorre porque as mulheres assumem inúmeros papéis e responsabilidades, que vão além da jornada de trabalho e incluem obrigações com familiares e atividades de casa. Para dar conta de tantas missões diárias, muitas acabam se anulando e deixam de lado as atividades pessoais, destacam eles.

Nos cobramos demais - No mundo em que vivemos, as mulheres se cobram cada vez mais por serem capazes de liderar o próprio sucesso. Elas cresceram na carreira e assumiram rapidamente sua independência, porém isso tem um valor alto: o tempo delas. Na maioria dos casos, as mulheres focam grande parte do dia nos problemas, nas urgências do trabalho, de casa, dos filhos e do marido, o que resulta na falta de tempo para realizar as atividades que gostariam de fazer, como ir à academia, sair com as amigas ou ler um livro.

Uma forma de reverter esse cenário é aprender a gerenciar melhor o tempo. Abrir mão de fazer algumas coisas da casa, delegar funções e pedir para dividir as obrigações com os outros familiares são algumas das soluções para arrumar mais tempo para si. Tente encaixar coisas agradáveis em sua rotina e faça questão de fazê-las!

Será que a gente consegue?
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90