Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/02/2018 às 16h58min - Atualizada em 26/02/2018 às 16h58min

Sanfona e Imaginare investem na formação de jovens talentos

APP | UBERLÂNDIA
Foto: Divulgação

As produtoras de vídeo Sanfona e Imaginare se uniram em uma iniciativa inédita para a formação de novos profissionais para a área de audiovisual. As duas empresas criaram um programa de formação prática, para desenvolver pessoas interessadas em atuar nas áreas de produção de arte, objetos e cenários, produção de figurino, operação de câmara, assistente de câmara, assistência e montagem de estrutura técnica e iluminação, captação de áudio, coordenação de produção, assistência de direção, direção, entre outras.

Na primeira etapa, cerca de 70 pessoas se inscreveram para participar do programa. Elas assistiram a uma apresentação promovida pela Sanfona e Imaginare, que aconteceu na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, na ESAMC Uberlândia. O objetivo desse primeiro encontro, segundo Daniel Labanca, da Sanfona, foi conhecer melhor os interesses das pessoas e já selecionar alguns para os primeiros trabalhos. “Nessa semana mesmo, teremos uma produção na sexta-feira e vamos levar três pessoas que se inscreveram e serão remuneradas como profissionais júnior. Deixamos também aberto para quem quiser apenas acompanhar e aprender. No formulário de inscrição, a gente perguntou se as pessoas gostariam de ir junto às produções, apenas para aprender. Todas responderam que sim”, conta Daniel.

A ideia de formar novos talentos para a área audiovisual surgiu por causa da carência de profissionais na área. Segundo Daniel, a demanda tem crescido muito e Uberlândia não acompanhou esse ritmo. “A produção audiovisual tem necessidade de gente que atue nos bastidores, naquilo que chamamos de parte técnica, que contempla cinegrafistas, assistentes, editores e na parte artística, que inclui produtores, figurinistas, cenários. Queremos criar um banco de talentos que, no futuro, vai atender às necessidades de todas as produtoras”, explica.

Para atuar na área, a Sanfona e a Imaginare acreditam que os profissionais precisam de alguns pré-requisitos básicos: disposição, bom gosto, comprometimento e responsabilidade. As características técnicas de cada atividade serão ensinadas na prática, por profissionais mais experientes. O programa de formação não vai gerar vagas de emprego, mas sim oportunidades de aprendizagem e trabalho na área audiovisual. Futuramente, o banco de talentos ficará aberto para consulta de todas as produtoras da cidade.

A iniciativa é inovadora e mostra a necessidade do mercado se reinventar, por meio da quebra de paradigmas e um modelo diferenciado de se enxergar as oportunidades. A APP Uberlândia acredita que repensar o mercado envolve esse pensamento diferenciado e a busca de novas soluções, que tragam benefícios para todos os envolvidos.

Primeira reunião de 2018

Na semana passada, dia 22 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião da APP Uberlândia, realizada na sede da Algar. O presidente da associação, Daniel Andreolli, recebeu os demais associados, dentro do novo modelo que será adotado em 2018. Foram discutidos temas importantes para o desenvolvimento do mercado, como a proposta da Diretoria de Capacitação e Conteúdo. Também foram retomadas as discussões sobre o projeto Meu Coração é Uberlândia, lançado no ano passado e que terá um calendário de ações para esse ano.

Em 2018, as reuniões da APP serão quinzenais e vão acontecer na sede de empresas parceiras. O próximo encontro será no dia 8 de março, na sede da TV Paranaíba.

Yellow Monkey e TV Integração patrocinam evento sobre tecnologias exponenciais

A Yellow Monkey, TV Integração, Algar Ventures e Algar Tech (associadas da APP Uberlândia) são alguns dos patrocinadores do UberHub Exponential Meeting, que acontece nessa sexta-feira, dia 2 de março, das 8h às 13h, na Casa Garcia. O evento está sendo organizado pelo capítulo Uberlândia da Singularity University (SU), em parceria com o Sebrae e apoio de vários patrocinadores.

Com palestras sobre diversos temas relacionados a tecnologias exponenciais, o encontro contará com a presença de empresários, empreendedores e inovadores da região. O objetivo é promover discussões dinâmicas sobre as tendências dessas tecnologias e como o propósito individual e coletivo precisam estar alinhados aos objetivos do todo.

Durante o evento, será lançado o capítulo Uberlândia da Singularity University. Trata-se de uma corporação beneficente que educa, inspira e capacita os líderes a utilizarem tecnologias exponenciais para resolver os grandes desafios da humanidade. A Singularity University está comprometida em gerar impacto global positivo e sustentável através das bilhões de pessoas que se beneficiam pelos seus programas e atividades nas três áreas principais: Educação, Inovação e Comunidade. O ecossistema global da SU, formado por indivíduos, empresas, instituições, investidores e ONGs está presente em mais de 110 países.

Como parte de sua nova iniciativa para expandir globalmente, a SU se associou com sua comunidade de egressos para criar os SingularityU Chapters nos mais inovadores e próximos centros tecnológicos globais do mundo. Em Uberlândia, o SingularityU Chapter é liderado pela embaixadora Anna Paula Graboski, CEO da Landix. Durante o evento da sexta-feira, os participantes poderão conhecer melhor as propostas da SU e como vai funcionar o capítulo local.

Para participar do evento, é necessário se inscrever pelo Sympla. https://www.sympla.com.br/uberhub-expotential-meeting__239069
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90