Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/02/2018 às 05h54min - Atualizada em 19/02/2018 às 05h54min

Segunda-feira

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Quando o fim de semana termina e chega a segunda-feira, muita gente já acorda com mau humor e sem vontade de sair da cama, não é mesmo? Estudos mostram, inclusive, que as noites de domingo e as segundas-feiras estão relacionadas a mais ausências no trabalho e até mesmo a mais casos de enfermidades, entre diversos outros problemas.

Além disso, há pesquisas que mostram que a tristeza ou mau humor às segundas geralmente está associado ao fato de as pessoas serem mais felizes quando podem escolher o que querem fazer, como no final de semana. No entanto, estudiosos mostraram que o humor não pode depender do dia, mas de como o dia é aproveitado e, por isso, deram algumas dicas simples para enfrentar a temida segunda-feira com bom humor, disposição e saúde.

- A primeira dica é dormir e acordar cedo para dar tempo de tomar um café da manhã saudável. Acordar atrasado, na correria, pode atrapalhar o dia inteiro e, por isso, o planejamento pode ajudar a lidar com as atividades de um jeito mais agradável.

- Além do café, o almoço também é uma refeição importante para deixar o dia melhor e, por isso, preparar um prato gostoso pode ajudar bastante.

- Outra coisa que pode ajudar é deixar toda a casa arrumada no domingo, para não acordar e dar de cara com tudo o que deveria ter feito e não fez. O planejamento é importante, aliás, não só para o dia, mas para toda a semana. Segundo a psicóloga Eliana Alves Pereira, e nossa consultora, distribuir as tarefas ao longo de todos os dias ajuda a evitar o estresse de ter que resolver tudo em um dia só.

- Para acordar melhor, outra dica é fazer algo que goste antes de ir ao trabalho ou à faculdade, por exemplo, como caminhar, ouvir música ou ver um episódio de uma série. No caso da atividade física, o esforço é ainda mais recompensador, como alertou a profissional.

- Por fim, a dica da psicóloga é usar uma coisa nova, como uma peça de roupa, por exemplo, para começar bem a semana. Pode ser até mesmo um presente, um agrado a si mesmo e ainda ouvir uma música que gosta, tudo para melhorar o humor e deixar o dia mais agradável.

Bora colocar em prática? Boa semana, gente!
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90