18/01/2018 às 15h41min - Atualizada em 18/01/2018 às 15h41min

Seminário Internacional Biogás e Desenvolvimento Regional

FIEMG – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

No dia 30 de janeiro de 2018, terça-feira, às 19h, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba realiza em Uberlândia o Seminário Internacional sobre Biogás e Desenvolvimento Regional.  A ação é parte do cronograma de implantação da empresa alemã ME-LE no município.

O Prof. Dr. Michael Ilig, especialista alemão na produção de biogás, falará sobre o Panorama Internacional do Biogás e sobre o Biogás como Vetor de Desenvolvimento Regional.

Na ocasião será apresentado o curso Gestor de Instalação/Assistente Técnico para Instalação de Biogás, que será ministrado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)em parceria com o Senai visando à implantação permanente dos cursos técnicos nessas áreas de formação na região.  Também haverá uma mesa de debates reunindo a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Sebrae, Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas Gerais para falar sobre o Setor de Energias Renováveis em Minas e Uberlândia e a sua importância para o Desenvolvimento Social e Econômico.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas - Informações: (34) 3230-5200
 

Cartilha Obrigações Ambientais Legais da Indústria

Visando contribuir para o desenvolvimento com sustentabilidade das indústrias mineiras, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, por meio do Programa Minas Sustentável, promoverá no dia 31 de janeiro, quarta-feira, das 8h às 11h30, mais uma capacitação para industriais e industriários durante o Seminário Meio Ambiente e Economia, com o lançamento da cartilha das “Obrigações Legais Ambientais 2018” e com a apresentação das novidades sobre a Gestão de Recursos Hídricos.

O evento é gratuito e a proposta é a de apresentar aos gestores das indústrias, por meio de palestras, informações importantes a respeito das obrigações legais de natureza ambiental a serem cumpridas no exercício de 2018.

A cada ano os órgãos competentes do meio ambiente precisam de informações sobre as atividades desenvolvidas pelas empresas, tais como a quantidade de resíduos produzidos, qualidade dos efluentes gerados, os monitoramentos necessários, o acompanhamento de relatórios e controles ambientais, além do pagamento de taxas e atualização de cadastros. Neste sentido, a Fiemg realiza a palestra para informar sobre a importância de se estar em conformidade com a lei, para a preservação dos recursos e conscientização sobre o impacto das atividades.

Segundo o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Everton Magalhães Siqueira, é essencial que haja engajamento dos gestores das empresas. “A conformidade legal é item fundamental para o crescimento do negócio, independente do grau de impacto que a atividade proporciona ao empresário, pois, a partir da não observação de alguns itens relacionados à lei, o não cumprimento das obrigações pode gerar à pessoa física ou jurídica responsabilidades sob pena de sanções, que vão de simples advertência com caráter educativo até multas consideráveis, gerando desconforto financeiro e prejudicando investimentos futuros”, declarou.

Os palestrantes Deivid Oliveira e Silvia Xavier vão falar sobre a importância dos gestores das indústrias estarem atentos quanto as obrigações e os prazos para regularização das suas atividades e informar sobre a fiscalização nas indústrias que ocorrerá em 2018.

Nesse encontro serão abordados os principais assuntos relacionados ao assunto, tais como: Licenciamento Ambiental, Cadastro Técnico Federal e Estadual, Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, Relatório Anual de Atividades, Gestão de Recursos Hídricos, Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, Declaração de Carga Poluidora, Declaração de Áreas Contaminadas.
 
Seminário Meio Ambiente e Economia

Informações: (34) 3230-5200.
Evento gratuito
Data: 31/01/2018
Horário: das 8h às 11h30
Local: Fiemg Regional Vale do Paranaíba (av. João Naves de Ávila, nº 206 - Centro)
Relacionadas »
Comentários »