Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2017 às 05h14min - Atualizada em 11/12/2017 às 05h14min

Doce Veneno

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

No dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) – na ocasião composta por 58 Estados-membros, entre eles o Brasil–, instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento define os direitos básicos do ser humano. Dentre todos os direitos listados neste decreto um deles está descrito:

“Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis”. Art. XXV. 1.

Para assegurar esse bem-estar, um dos princípios básicos é uma alimentação saudável. Não tem como estar bem psicologicamente e muito menos sair para trabalhar ou até mesmo bater o joelho no chão para orar ou refletir com o estômago vazio ou com desconfortos gástricos. E para assegurar a saúde de sua família é de fundamental importância que escolhemos com muito critério o que colocamos na mesa da nossa casa.

Um ingrediente que é comum à mesa brasileira, e que é inserido na alimentação de forma desmedida, alterando totalmente o sabor dos alimentos e viciando o paladar, é o açúcar. Há vários tipos, entre eles:

- Açúcar invertido (trimoline): a aparência do açúcar invertido é igual a de um xarope, que é exatamente o que ele é. É usado comumente para fazer balas e biscoitos, pois ele impede a cristalização e funciona como um “conservante”;

- Açúcar cristal: esse açúcar tem como característica os cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados;

- Açúcar refinado: este é o açúcar mais utilizado na culinária e o mais comum de ser encontrado nos supermercados;

- Açúcar de confeiteiro: também conhecido como o glaçúcar, o açúcar de confeiteiro é ideal para o preparo de chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos, pois possui grãos superfinos que permitem uma mistura mais eficaz, mesmo a frio;

- Açúcar orgânico: é considerado natural desde o plantio, sem adubos e fertilizantes químicos, e com uso de embalagem biodegradável. Ele também tem o mesmo poder de adoçante do açúcar refinado – porém é mais caro, mais grosso, mais escuro e preserva parte de seus nutrientes;

- Açúcar demerara: é um açúcar com sabor mais intenso e que tem o processo de fabricação bem parecido com o açúcar cristal, mas não recebe aditivos químicos. Os grãos têm aparência marrom-claro ou caramelo e são levemente mais úmidos, devido ao alto teor de melaço de cana que envolve o açúcar. É difícil de ser dissolvido e é perfeito para preparar pães e biscoitos;

- Açúcar mascavo: é um açúcar escuro, úmido e de sabor forte, pois é extraído depois do cozimento do caldo da cana. Ele conserva o ferro, cálcio e outros sais minerais. Por ter um gosto bem parecido com o do caldo da cana, não agrada a todos os paladares;

- Açúcar light: é mais doce do que o açúcar refinado, porém o índice calórico é muito mais baixo.

Independente de qual açúcar faz parte da sua alimentação hoje, deve ser usado com muita moderação por ser um produto altamente viciante.

O açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina, que causam uma momentânea sensação de bem-estar. Mas, com a liberação da insulina, esse estado de excitação passa rapidamente e a pessoa sente vontade de comer mais açúcar.

Pesquisas recentemente divulgadas acrescentam mais um prejuízo trazido pelo consumo de açúcar para a saúde: atrapalha o aprendizado e a memória.

Precisamos ficar atentos aos alimentos que mascaram o sabor do açúcar, como refrigerantes, sucos industriais, achocolatados, biscoito recheados, chocolate branco e ao leite e até molhos prontos. A melhor forma de saber essa quantidade é fazendo a leitura dos rótulos dos alimentos e as tabelas nutricionais.

A Organização Mundial da Saúde recomenda 25 gramas por dia – menos de duas colheres de sopa. Ou seja, todo alimento pode ser consumido sem neura ou terrorismo nutricional, desde que seja com moderação. Então dose a quantidade quando for consumir esse doce veneno.

Açúcar não é afeto, demonstração de amor para a criança ou algo do gênero. Açúcar é um carboidrato simples, facilmente digerido pelo nosso organismo e, quando ingerido em altas quantidades, pode ocasionar diabetes, além de sobrepeso, obesidade e uma dependência de tê-lo em praticamente todas as preparações com sabor adocicado.

É fato!!! Nosso paladar é altamente adaptável. Então basta tentar. Vá retirando aos poucos. Prove o verdadeiro sabor dos alimentos. Tente adoçar vitaminas e chás com mel. Você vai descobrir que o doce sabor da vida saudável está no alimento cada vez mais natural.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90