Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/12/2017 às 05h24min - Atualizada em 04/12/2017 às 05h24min

Frutas exóticas: saboreando o belo - parte 2

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Ricas em antioxidantes, excelentes para pele, cérebro e sistema imunológico. As frutas são excelentes para a saúde do nosso corpo, além de ajudarem a dar aquela turbinada e a repor as energias.

O termo exótica se refere às frutas que não são originárias do Brasil, ou seja, foram trazidas para cá desde a época das grandes navegações. Algumas possuem formato, cor, cheiro e sabor bem incomum. Por não terem produção em larga escala, quando chegam ao comércio é normal possuírem preço elevado. Por ter um custo um pouco mais alto, dificulta o acesso da grande maioria das pessoas a essas peculiaridades.

Apesar de pouco conhecidas e mais difíceis de encontrar, as frutas exóticas também são alimentos poderosos para a nosso consumo. Extremamente nutritivas e saborosas, elas possuem características semelhantes às frutas tradicionais, mas reservam suas peculiaridades.

Semana passada, nos deliciamos com a atemoia, pinha, fruta-do-conde e graviola. Hoje,  vamos saborear algumas dessas delicias e seus benefícios!

- Pitaia: também conhecida como fruta-do-dragão na América do Sul, de onde é nativa. Pitaia é rica em substâncias antioxidantes (antocianinas), que protegem o organismo da ação dos radicais, atuando na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce, na melhora de inflamação e no sistema imunológico.  A fruta também contém vitamina C, que auxilia na produção de colágeno. Tem ainda vitamina A, importante para a saúde da pele, dos olhos.

- Physalis: fonte de vitaminas A e C, mas também de fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides, a physalis ajuda a combater o envelhecimento devido às propriedades antioxidantes, assim como ajuda a proteger de doenças e infecções. É ainda uma aliada na regulação do intestino e no controle do apetite devido à presença de fibras, e tem propriedades terapêuticas devido à presença da substância fisalina na sua composição.

- Romã: teve uma época que essa fruta era muito comum, pois era fácil encontrar um pé em diversas casas. É uma das frutas tropicais com maior teor de água e só por aí já é altamente benéfica, já que ajuda a manter a hidratação do corpo. Além disso, a romã é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce e combatendo os níveis de mau colesterol – o que é fundamental para a saúde do coração. Tem ainda propriedades anti-inflamatórias que ajudam a facilitar a digestão e evitar problemas intestinais, além de ajudar na luta contra a hipertensão e contra o estresse.

- Lichia: a lichia é uma fruta de origem chinesa, que passou a ser cultivada recentemente em algumas regiões do Brasil, como interior de São Paulo e Minas Gerais. De tamanho inferior ao da ameixa, a lichia possui uma casca grossa que deve ser retirada antes do consumo. A polpa é branca, e seu sabor é doce, comumente comparado ao sabor da uva Itália. Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, sódio, cálcio e potássio, a lichia contém efeitos antioxidantes e, por isso, tem sido muito usada da produção de cosméticos, sendo eficaz no combate ao envelhecimento da pele. Além disso, seu consumo ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a combater vários tipos de câncer. Devido à presença de vitamina C, a lichia auxilia no aumento da imunidade, além de agir como anti-inflamatório. É uma das mais saborosas para mim. Pena ser tão pequena. Experimente deixá-la num ponto de quase congelamento. Nesse calor, além de se deliciar, será super refrescante.

Que delícia termos o privilégio do acesso a tantas delícias no nosso país.  Agora é ir ao mercado e pelo menos uma vez experimentar. Nada melhor que degustar o novo.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90