Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2017 às 05h43min - Atualizada em 27/11/2017 às 05h43min

Frutas exóticas: saboreando o belo - parte 1

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Como é bom degustar e conhecer novos sabores. Mas nem todo mundo pensa assim. Nem todos são receptivos ao desconhecido. Essa semana tive o prazer de participar de uma feira gastronômica na qual foram apresentado diversos pratos típicos das regiões brasileiras e algumas frutas.

Infelizmente, desde pequenos somos mal acostumados com açúcar e sal, que mascaram os sabores dos alimentos fazendo com que nosso paladar não sinta verdadeiramente o real sabor dos alimentos. Um desperdício, pois somos um país riquíssimo e muito diversificado, porém muito preconceituoso.

Ou seja, temos um conceito antes de conhecer, prejulgamos que o alimento que nunca experimentamos não seja bom. E assim perdemos grandes oportunidades de saborearmos delícias que muitas vezes são oriundas somente da terra tupiniquim.

O mundo das frutas é repleto de opções, cheias de sabores e cores. Tudo para encantar o paladar dos que se atrevem a experimentar o novo. As frutas dessa pequena lista de frutas exóticas que vamos conhecer ou rever já são produzidas no Brasil, mas por enquanto de maneira tímida e, por isso, ainda pesam muito no bolso na hora de tirar das prateleiras ou das gôndolas do mercado, mas que com toda certeza vão fazer qualquer lanche valer muito a pena.

- Atemoia: a casca dessa fruta tem dez vezes mais compostos fenólicos do que a polpa. Esses elementos são famosos por combater radicais livres e, assim, dar uma força na prevenção de várias doenças – de males cardíacos a câncer. Já as sementes exibem alto teor de gorduras boas. Rica em vitamina C e potássio.

- Pinha e Fruta–do-conde: a pinha (Annona squamosa) é muito semelhante à fruta-do-conde (Annona coriacea), daí a confusão. Em muitos lugares tratam uma pelo nome da outra e a outra pelo nome da uma. A fruta-do-conde é um pouco maior, mais lisa e mais alongada. A pinha é menor, tem a casca mais rugosa e empelotada e é bem redondinha. A pinha é rica em fibras que garantem o bom funcionamento do intestino e ainda regula os níveis de colesterol (LDL). A fruta-do-conde é rica em cálcio, ferro, fósforo, hidratos de carbono, proteínas e sais minerais.

- Graviola: a graviola é uma fruta tropical de polpa muito macia, que pode ser cortada pela metade e comida diretamente com uma colherzinha, ou utilizada na preparação de batidos e sorvetes (sacolés). Tem propriedades terapêuticas que podem ser utilizada para auxiliar no tratamento de algumas doenças como: combater a diabetes, porque tem fibras que evitam que o açúcar aumente rapidamente no sangue; aliviar dores de reumatismo, pois tem propriedades antirreumáticas que ajudam a diminuir a inflamação e a dor; ajuda a tratar doenças de estômago, como úlcera e gastrite,  porque tem propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor; diminuir a insônia, por ter propriedades sedativas que ajudam a adormecer; e a baixar a pressão arterial, pois é uma fruta diurética.

É fato!!! As frutas exóticas são um universo riquíssimo que não tem como fazer apenas uma matéria sobre o assunto. Domingo que vem continuamos com esse doce e aromático universo.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90