Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/11/2017 às 05h25min - Atualizada em 13/11/2017 às 05h25min

Por que vivo irritada? Alguns motivos para a falta de paciência!

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Todas nós já passamos por um daqueles dias em que nada parece dar certo. É tanta coisa dando errado em casa, no trabalho e no relacionamento que a gente se sente extremamente irritada, sem a menor paciência para pequenos problemas do dia a dia.

Segundo a nossa consultora, Eliana Alves Pereira, psicóloga, "Isso acontece porque, nessas situações, já estamos no nosso limite – aí, até mesmo uma senhorinha que fura a fila da padaria sem querer pode ser o suficiente para nos fazer estourar de vez". Ela diz ainda que, contudo, ficar mal-humorada de vez em quando é diferente de estar irritada o tempo todo. Essa sensação atrapalha nossa produtividade e nossos relacionamentos, impedindo que possamos aproveitar os momentos bons. E o mau humor afeta nossa saúde física também. Se esse é o seu caso, aqui estão alguns motivos que podem ser a causa desse mau humor e também algumas dicas de como superar esse problema:

 

1. Alguma coisa está te incomodando - Às vezes, o mau humor que parece surgir do além tem sim um motivo, mas ele está um pouco escondido e nós não conseguimos identificá-lo em um primeiro momento. A maior parte das pessoas tem dificuldades para entender o que está sentindo e como expressar o problema da melhor maneira. O resultado disso é uma onda de mau humor sem explicação aparente.

2. Você está com fome ou fez refeições inadequadas - A irritação que atinge algumas pessoas quando elas sentem fome não é frescura. Inclusive, pode acontecer mesmo depois de você ter comido caso a sua refeição não tenha sido saudável. Alimentos ultraprocessados ou ricos em açúcar podem enganar a fome em um primeiro momento, mas não oferecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e da mente. Além disso, esses alimentos podem causar pico glicêmico, que eleva a insulina no sangue e faz com que sintamos fome de pouco tempo depois de comer – e deixando você irritada. A dica, nesse caso, é dar preferência a alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, deixando os industrializados de lado.

3. Você está dormindo pouco - Quando estamos em privação de sono, nossa mente não tem energia suficiente para lidar com os problemas e as pessoas em geral. Com isso, é bem fácil ficar de pavio curto e explodir diante de situações que talvez não fossem tão graves. É durante o sono que nosso corpo se revigora tanto fisicamente quanto emocionalmente, por isso é essencial dormir entre 7 a 8 horas por noite.

4. Você está acordando na hora errada - A maioria de nós precisa acordar cedo e cumprir obrigações de trabalho e estudo em horário comercial, pois é assim que a maior parte da sociedade funciona. Nem todo mundo tem o mesmo relógio biológico e a causa do seu mau humor constante pode estar na hora em que você acorda. Pessoas vespertinas ou noturnas podem se sentir irritadas pela manhã, ficando improdutivas, desconcentradas e mal-humoradas. Se esse é o seu caso, a solução seria ajustar sua rotina para poder dormir e acordar um pouco mais tarde. Porém, essa não é a realidade da maior parte das pessoas. Nesse caso, só resta tentar dormir mais cedo e encontrar um hábito matinal que ajude você a ficar mais centrada, como praticar alguns minutos de meditação.

5. Você é uma pessoa introvertida ou muito sensível ao ambiente - Pessoas introvertidas ou muito sensíveis aos estímulos do ambiente, como luzes e sons, têm algo em comum: sua energia se esgota se elas tiverem que interagir com muitas pessoas ou permanecer em um local muito agitado. Como resultado, elas ficam sem a menor paciência e se sentem irritadas.

 

FINALIZANDO

Seja paciente com você: todos têm dias ruins, e às vezes é impossível manter um sorriso no rosto o tempo todo. Respire, dê tempo ao tempo, tente se afastar da fonte de irritação e siga em frente. Se nada disso resolver, é importante buscar ajuda profissional com um médico ou psicólogo. Algumas vezes, o mau humor crônico pode na verdade ser distimia, uma doença psiquiátrica que deve ser tratada.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90