Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2017 às 23h19min - Atualizada em 07/11/2017 às 23h19min

Aniversário do UEC

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA* | LEITOR DO DIÁRIO

O Diário do Comércio noticiou timidamente o aniversário do glorioso UEC e relacionou alguns destaques de sua trajetória. Completando quase um centenário (fundado “oficialmente” em 1922), era fundamental destacar o trabalho do seu criador, AGENOR BINO, que liderou todas as atividades relativas à criação do clube, incluindo a adequação do espaço vendido pelo Gil Alves dos Santos, pagando do seu bolso despesas com aquisição de material e que, quase uma década depois de fundado o clube sem que o presidente eleito assumisse, convocou nova assembleia geral, foi eleito presidente e resolveu todos os problemas legais deixando o clube “legalizado” inclusive registrando a compra do terreno.

Concordo em que Vivinho e Zecão sejam dois grandes ídolos, mas emparelho a eles o impulsivo centro avante Ferreira, único, destaco, ÚNICO jogador do UEC convocado para a Seleção Brasileira. Todos os outros não eram mais. Aproveito para dizer que o maior ídolo do time foi o CATANDUVA. Esquecido. Catanduva começou a jogar no UEC em 1928 e foi o grande protagonista da vitória do UEC sobre o Uberaba Sport por 3 vezes no ano de 1931. Foi a declaração de maioridade do UEC. Vencer o Uberaba Sport, naquela época, era a mesma coisa que ganhar um campeonato mineiro. Em 1944, o UEC foi bicampeão da cidade (não havia campeonatos nacionais, nem estaduais, nem regionais). Lá estava o grande centro médio Cantanduva (16 anos jogando e comandando o UEC dentro de campo). Quando Juca Ribeiro reestruturou o UEC e transformou-o num dos grandes times do Triângulo, a partir de 1928, o trabalho do Cantaduva foi fundamental. Porque o Juca não era propriamente um técnico, era um tio da rapaziada, um psicólogo. Quando o jogo começava Catanduva virava o técnico dentro de campo.

E por falar em Juca Ribeiro, quando o Agenor Bino fundou o clube, o Juca esteve presente nas atividades efetivas do time desde o primeiro dia. Só parou quando a morte se aproximou e o afastou de todas as atividades. O UEC nasceu com o estádio. Aliás, o estádio nasceu primeiro. Por isso é importante para a história do time dizer que o primeiro jogo do UEC no estádio Juca Ribeiro (que ainda não tinha nome) foi no dia 8 de julho de 1923, contra o Americano (time local). O primeiro gol no estádio, foi no primeiro tempo, marcado pelo Américo, do time visitante. No segundo tempo, o UEC empatou, mas não ficou registrado o nome do marcador. 

(*) Historiador

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90