Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/12/2017 às 05h28min - Atualizada em 31/12/2017 às 05h28min

Pratos da sorte para a virada com pé direito

Jantar de Ano-Novo mantém costumes antigos envoltos em superstições

FOLHAPRESS | SÃO PAULO

No Réveillon, o brasileiro prepara uma série de quitutes com o intuito de atrair boa sorte. A reportagem ouviu especialistas para saber a origem de certos costumes e separou receitas com iguarias envoltas em superstições.

A teóloga Lídice Meyer, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, revela que a lentilha é um dos primeiros pratos a serem lembrados na ceia de Ano-Novo. O consumo dela nesta época, segundo a especialista, tem origem italiana. "Por serem redondas, lentilhas se assemelham às moedas e são associadas à fartura financeira."

Thereza Maia, estudiosa da cultura brasileira e diretora do Museu Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), reforça que a crença nessas tradições motiva o público a evitar certos tipos de alimentos na ceia, como o peru, o chester e o frango. "Toda ave cisca para trás e, por isso, dá a ideia de remoer o passado, de não conseguir tocar em frente. Já a carne de porco é mais consumida porque o focinho dele só fareja adiante. Qualquer peixe também, pois ele nada para a frente", diz.

Ela explica, ainda, que a festa da virada é uma tradição antiga. "É pré-cristã e presente em todas as culturas", conta.

Alguns desses costumes, inclusive, datam de antes da colonização do Brasil, como complementa Lídice. "A romã era comida desde a época do Império Romano, que associava à fruta a ideia de fartura e fertilidade do campo", afirma.

Além de tradicionais, muitos desses alimentos também são saudáveis, diz a nutricionista Andréa Marim. "A lentilha é rica em fibras, dá saciedade e ajuda a reparar cabelos e unhas. As romãs e uvas têm antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce", acrescenta, lembrando que a uva também é um alimento da sorte no Ano-Novo.

Para a data, confira receitas com alguns desses elementos.

 

RECEITAS

Arroz de lentilhas

- Ingredientes

2 xíc. de arroz já cozido

1 xíc. de lentilha cozida

1 xíc. de uvas-passas pretas

1 xíc. de amêndoas laminadas

2 col. (sopa) de azeite

½ xíc. de salsinha picada

½ cebola ralada

2 dentes de alho amassados Sal a gosto

- Modo de preparo

Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Adicione a lentilha e refogue bem. Acrescente os demais ingredientes e misture tudo delicadamente. Por fim, decore com a salsinha por cima.

 

 

Manjar de água de coco e romã

- Ingredientes

Manjar

1 embalagem de coco ralado (100 g)

1 litro de água de coco

8 col. (sopa) de amido de milho

½ xíc. (chá) de açúcar

Calda

½ xíc. (chá) de água

½ xíc. (chá) de açúcar

1 col. (sopa) de coco ralado queimado

Sementes de romã

Pedaços de morangos

Cerejas

*1 fôrma média de furo central (22 cm de diâmetro)

- Modo de preparo

Manjar

Em um recipiente, deixe o coco ralado demolho na água de coco por dez minutos. Em uma panela grande, dissolva o amido de milho na mistura de água de coco e coco ralado. Junte o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Umedeça a fôrma e coloque o manjar. Leve à geladeira por quatro horas ou até ficar firme e gelado.

Calda

Em uma panela pequena, coloque o açúcar, a água e o coco queimado. Cozinhe em fogo médio por dez minutos ou até obter uma calda levemente espessa. Deixe esfriar e leve à geladeira por três horas. Desenforme o manjar sobre um prato e regue a calda. Decore com as sementes e frutas

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90