Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/03/2023 às 17h45min - Atualizada em 28/03/2023 às 17h45min

Empresas do transporte público de Uberlândia são autuadas por superlotação nos ônibus

Durante a “Operação Ir e Vir”, 34 veículos foram flagrados transportando mais passageiros do que a capacidade indicada

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Procon-MG, autuou de forma administrativa as empresas responsáveis pelo transporte público de Uberlândia devido a superlotação de passageiros nos ônibus, principalmente nos horários de pico. 

 

A aglomeração de pessoas foi constatada durante a “Operação Ir e Vir”, que também verificou outras irregularidades nos veículos. Na ocasião, 34 ônibus foram flagrados transportando mais passageiros do que a capacidade indicada nos próprios veículos.

 

Segundo o promotor de Justiça Fernando Martins, as concessionárias não estão cumprindo com os direitos básicos do consumidor. Conforme consta no processo administrativo, ao não seguirem a regra de capacidade máxima, as empresas colocam em risco a segurança dos usuários do transporte. 

Considerando os fatos, o MPE autuou as empresas pelo descumprimento das normas técnicas e dos deveres de fornecer um serviço de qualidade e segurança à população. 


Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett) e empresas de transporte urbano de Uberlândia informaram que não foram notificados sobre os processos e que permanecem 100% à disposição para quaisquer esclarecimentos. 

“Todas as demandas da operação estão sendo prontamente atendidas, procurando sempre prestar o melhor serviço possível à população e promover a  segurança de todos”, consta a nota. 

O Diário de Uberlândia também entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia e solicitou um posicionamento sobre os problemas envolvendo o transporte público da cidade e aguarda retorno.

*Matéria atualizada às 18h02 para acréscimo de informações. 


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90