Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2022 às 15h06min - Atualizada em 22/08/2022 às 15h06min

Governador de Minas: pesquisa aponta Zema à frente da disputa

Atual governador aparece com 46% das intenções de voto, contra 34% de Alexandre Kalil (PSD)

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A pesquisa divulgada pela Real Big Time Data, na última sexta-feira (19), apontou o atual governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (NOVO) na liderança da disputa para governador de Minas Gerais, com 46% das intenções de votos. Alexandre Kalil (PSD), prefeito licenciado de Belo Horizonte e principal concorrente, vem atrás, com 34%. 

Em seguida aparecem Carlos Viana (PL), com 9%, Marcos Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Lorene Figueiredo (PSOL) com 1% cada. Lourdes Francisco (PCO), Cabo Paulo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP) e Vanessa Portugal (PSTU) não pontuaram, conforme aponta a pesquisa. Brancos, nulos e indecisos somam 4%.

Já na pesquisa induzida, com associação dos postulantes mineiros aos candidatos que concorrem à presidência. Kalil, com o apoio de Lula (PT), tem 41% das intenções. Zema, associado à Felipe D´Ávila (Novo), registra 36%, e Carlos Viana, com apoio de Bolsonaro (Partido Liberal), aparece com 17%.

Nos cenários para o segundo turno, Zema aparece com 49% das intenções de voto contra 39% de Kalil, e amplia sua vantagem para 51% concorrendo contra Carlos Viana, que marca 12%. Já em um hipotético segundo turno entre Alexandre Kalil e Carlos Viana, o ex-prefeito tem 40% e o senador, 15%.

A pesquisa também avaliou os candidatos com maior rejeição entre os eleitores. Quem teve maior indicação foi Romeu Zema, com 35%, seguido de Kalil, com 30%, e Viana, com 29%. 

Do total de entrevistados, 60% aprovam a gestão do atual governador Romeu Zema. Metade deles diz que já ter escolhido o seu candidato e não muda o voto até a eleição. Aqueles que ainda querem analisar as propostas para decidir ou os que têm uma preferência, mas podem mudar de candidato, somam 47% dos entrevistados.

A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores em Minas Gerais, entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MG-00461/2022.

SENADO
O cenário das intenções de voto para o Senado pouco mudou em relação à última pesquisa, em julho. Mesmo com a saída de Aécio Neves da disputa, Alexandre Silveira (PSD) e Cleitinho (PSC) estão empatados com 14% das intenções de voto. Marcelo Aro (PP), com 4%, Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT), com 3%, Pastor Altamiro Alves (PTB) e Irani Gomes (PRTB), com 2%, e Dirlene Marques (PSTU), com 1%, também aparecem empatados tecnicamente. Naomi Coura (PCO) não pontuou. Brancos, nulos e indecisos representam 57%.

Na pesquisa induzida, Alexandre Silveira, com apoio de Lula registra 26% das intenções, cinco pontos a mais em relação à pesquisa de julho. Cleitinho, apoiado por Bolsonaro, também cresceu para 19%. Marcelo Aro, com Zema, marca 11%, e Bruno Miranda, com Ciro Gomes, tem 10%. Brancos, nulos e os que não souberam responder totalizam 34%.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90