Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/08/2022 às 13h20min - Atualizada em 01/10/2022 às 13h05min

Veja quem são os candidatos de Uberlândia na disputa às Eleições deste domingo

Cidade tem 54 nomes na disputa a cargos de deputado (a) estadual e deputado (a) federal; perfil ainda é predominantemente masculino

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Perfil dos candidatos é predominante masculino, com 36 homens e apenas 18 mulheres I Foto: DIVULGAÇÃO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Um levantamento feito pelo Diário mostra que Uberlândia tem pelo menos 54 candidatos (as) na disputa às Eleições 2022. Entre eles, 26 concorrem a uma das 53 cadeiras da bancada mineira na Câmara dos Deputados e 28 pleiteiam por uma das 77 vagas na Assembleia Legislativa de Minas. Apenas 27% dos concorrentes podem ser considerados “novatos” na disputa. A maioria, ou 73%, já ocuparam cargos eletivos ou participaram de pleitos anteriores.
 
O perfil dos candidatos é predominante masculino, com 36 homens e apenas 18 mulheres. Dos concorrentes, 34 se declararam brancos, quatro pretos, 14 pardos e dois não informaram. Entre os 54, 15 participam de uma eleição como candidatos pela primeira vez, sendo oito na disputa ao cargo de deputado estadual e mais sete pleiteando uma vaga a deputado federal. Confira o perfil dos candidatos na tabela.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A lista tem 20 nomes que tiveram mandatos, entre vereadores, deputados e prefeito. Os demais participaram de pleitos, porém não foram eleitos ou ficaram como suplentes. Com mandato em vigor estão o deputado federal Weliton Prado (Pros), além dos deputados estaduais Arnaldo Silva (UB), Elismar Prado (Pros) e Leonídio Bouças (PSDB).
 
Da Câmara Municipal, disputam as eleições os vereadores Dandara (PT), Leandro Neves (PSDB) e Liza Prado (Patriota), que buscam uma vaga na Câmara dos Deputados e Anderson Lima (DC), Cláudia Guerra (PDT), Cristiano Caporezzo (PL), Fabão (Pros), Murilo Ferreira (Rede) e Ronaldo Tannus (DC), que concorrem a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).
 
Buscam voltar ao cenário político, Adriano Zago (Avante), Chico Humberto (PRTB), Gilmar Machado (PT) e Paulo César PC (SD), candidatos a deputado federal. Na disputa também estão a ex-secretária de Governo e Comunicação de Uberlândia, Ana Paula Junqueira Leão (PP), e o ex-secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Júnior (PMN). Os ex-vereadores Moisés Carlos da Silva “Xuxa” (PRTB) e Thiago Fernandes (UB) também serão candidatos a deputado estadual.
 
Entre as informações disponibilizadas pela plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está a declaração de bens. O candidato com maior valor declarado de patrimônio é o atual deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB), com mais de R$ 8,5 milhões, entre depósitos bancários, créditos decorrente de empréstimos, quotas de capital, um veículo, terreno, entre outros bens.
 
Por outro lado, nove candidatos a deputado estadual e seis a federal declararam não possuir nenhum bem. Em relação à faixa etária, a candidata mais nova é Dandara (PT), com 28 anos, e o mais velho é Chico Humberto (PRTB), que tem 76 anos. Ambos buscam uma vaga na Câmara dos Deputados. Entre os nomes que disputam vagas na Assembleia, Wallace (PSOL) é o mais jovem, com 31 anos, enquanto Wilma Rocha (Rede) é a de mais idade, com 65.
 
No quesito escolaridade, quase 68% dos candidatos declararam ter ensino superior completo, enquanto seis tem superior incompleto, sete têm o ensino médio completo e um o ensino médio incompleto. Dois candidatos possuem o ensino fundamental incompleto e um tem o fundamental completo.








VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90