Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/08/2022 às 10h25min - Atualizada em 12/08/2022 às 10h25min

Uberlândia terá mais de 1,7 mil urnas disponíveis para as Eleições 2022

Equipamentos chegaram na última segunda (8) na cidade e passarão por vários testes

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cidade terá 136 locais de votação, incluindo os quatro distritos I Foto: AGÊNCIA BRASIL
Faltando pouco mais de 50 dias para o primeiro turno das Eleições 2022, programado para o dia 2 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) já está enviando as urnas eletrônicas para os cartórios no interior do estado. Os envios começaram no dia 1º de agosto e a expectativa do TER-MG é que o trabalho termine até o dia 26. Em Uberlândia, as 1.770 urnas já chegaram na cidade e estão armazenadas no galpão da Justiça Eleitoral da cidade, sob vigilância da Polícia Militar.

Das 1.770 urnas, 70 serão usadas para eventuais substituições e as demais serão encaminhadas para as 1,7 mil Seções Eleitorais dos 136 locais de votação, incluindo os 4 distritos. Até lá, seguirão armazenadas e passarão por testes.

“Chegaram segunda-feira e passarão por vários testes entre 11 e 17 de agosto. Em seguida, entre 17 e 25 de setembro, serão inseridos os dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral e, entre 26 e 30 de setembro, haverá a conferência de data e hora”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Uberlândia, Leandro Figueiredo.

Sobre a segurança das urnas, Leandro reforçou que não há riscos de fraudes.

 

“Sim, são seguras, auditadas em várias fases, nunca houve nem mesmo indícios de fraude. No dia da eleição é impressa a zerésima, que consiste em relatório em que se verifica que não há nenhum voto naquela urna, e mais 5 boletins de urna com o resultado daquela seção, sendo que uma via fica fixada no Cartório e as demais à disposição dos partidos políticos”.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

MINAS GERAIS
No estado, os mais de 16 milhões de eleitores utilizarão as 55 mil urnas nas Eleições 2022. Para que os equipamentos cheguem aos 853 municípios mineiros, foram necessários cerca de 40 servidores e funcionários terceirizados do TRE.

Também estão sendo utilizados no transporte das urnas eletrônicas, 95 caminhões, que percorrem cerca de 72 mil km pelas estradas de Minas Gerais. Para garantir a segurança até a entrega às zonas eleitorais, os veículos são trancados e lacrados, e contam com rastreadores e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária (PMR) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O convênio entre TRE-MG e a PMMG garante a segurança no transporte e armazenamento das urnas eletrônicas antes, durante e após as Eleições 2022. Além do depósito dos equipamentos em Belo Horizonte, haverá e escolta na distribuição das urnas para os municípios do interior e recolhimento dos equipamentos após as eleições, além de segurança nos locais de armazenamento no interior durante o período eleitoral.

O desembargador Maurício Soares, presidente do TRE, ressaltou que a Polícia Militar sempre apoiou o Tribunal na realização das eleições. E falou sobre o contexto atual com o aumento da circulação de desinformação e ataques à Justiça Eleitoral: "Com o auxílio da PM, vamos reafirmar a nossa confiança e credibilidade".

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90