Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/04/2022 às 17h10min - Atualizada em 18/04/2022 às 17h10min

Pernas formigando: o que pode ser?

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | CELSO MARTINS
PEXELS
Se você está com uma sensação de formigamento nas suas pernas, provavelmente já deve ter pesquisado sobre pernas formigando o que pode ser, certo?

Mas se chegou até aqui é porque provavelmente não encontrou a resposta que procurava, e a boa notícia é que você vai tirar agora todas as suas dúvidas sobre formigamento nas pernas. Nesse artigo, vamos mostrar as possíveis causas e como tratar, de uma maneira muito fácil de entender!

O que é formigamento?

Antes de esclarecer suas dúvidas sobre pernas formigando o que pode ser, o que é formigamento? Os formigamentos, que os médicos chamam de parestesia, podem ter causas extremamente variadas. Geralmente, correspondem a uma sensibilidade após a compressão de um nervo, quando ficamos muito tempo de joelhos ou sentados. Basta mexer com a perna para reativar a circulação e reduzir o formigamento.

Se esse sintoma se tornar recorrente, é melhor conversar com seu médico, sobretudo se está associado a outros problemas, como uma perna que não responde ou uma redução da visão.

Pernas formigando: o que pode ser?
 
Os formigamentos, e até mesmo inchaço ou sensação de queimação, podem ser a manifestação de diversas doenças. Você pode sentir o formigamento em uma ou nas duas pernas ao mesmo tempo, e pode estar localizado em uma área específica da perna, e pode ocorrer em repouso ou após uma
atividade física. Uma das causas mais comuns é ficar muito tempo sentado, deitado ou na mesma posição, o que afeta a circulação sanguínea, provocando a compressão do nervo.

Além disso, pernas formigando o que pode ser?

Esclerose em placas
 
É uma doença autoimune, que surge geralmente entre 20 e 40 anos, e pode começar a se manifestar sob forma de formigamentos nos braços ou pernas. Algumas pessoas têm a sensação de queimação ou descargas elétricas. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais cedo o tratamento poderá ser iniciado e menos afetará a qualidade de vida da pessoa.

Insuficiência venosa crônica
 
Nesse caso, o formigamento é mais intenso no local onde há uma maior presença de varizes. Também pode piorar no período pré-menstrual, após exercícios físicos ou em temperaturas quentes.

Hérnia de disco

 
A hérnia de disco caracteriza-se por uma protuberância do disco intervertebral, causando dores nas costas. Muitas vezes, essa dor pode irradiar até as pernas e pés e causar formigamento.

Fraturas
 
Após uma fratura, como a perna fica muito tempo imobilizada, é normal sentir um leve formigamento no local.

Diabetes
 
O diabetes é outra causa para pernas formigando o que pode ser, pois pode causar má circulação. Embora o formigamento seja mais frequente nas extremidades, algumas pessoas podem ter a sensação de pernas formigando. Vale mencionar aqui também a falta de nutrientes, como vitamina B12, cálcio ou potássio, assim como a esclerose múltipla, que acomete o sistema nervoso podendo provocar formigamentos.

Dicas para acabar com o formigamento nas pernas
 
Agora que você já sabe pernas formigando o que pode ser, veja algumas dicas que ajudam a melhorar:

Alongar a perna

Para reduzir a sensação de formigamento, alongue e eleve a perna durante alguns minutos, pois isso vai melhorar a circulação sanguínea.
Massagear a perna. Você pode massagear a perna para estimular a circulação sanguínea, os nervos e os músculos. Faça uma massagem suave com um óleo de coco ou oliva, fazendo movimentos circulares por pelo menos 5 minutos.

Cúrcuma e canela

A cúrcuma e a canela vão ajudar a reduzir essa sensação desagradável. A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias e melhora a circulação sanguínea.
Já a canela, contém potássio e várias vitaminas do grupo B, que melhoram o fluxo sanguíneo e reduz o formigamento.

Calor

Uma compressa quente ou mesmo um banho quente vai estimular a circulação sanguínea e atenuar os formigamentos.


Leia também: Infarto Agudo do Miocárdio: a doença que mais mata no Brasil 

Considerações finais

Mesmo tirando todas as suas dúvidas sobre pernas formigando o que pode ser, nada substitui a consulta com seu médico para fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento para o seu caso.


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90