Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/06/2021 às 08h00min - Atualizada em 10/06/2021 às 08h00min

Festival de MPB homenageia movimento da Tropicália

Evento online promete movimentar a cena artística em Uberlândia

DA REDAÇÃO
Programação conta com músicas de artistas renomados | Divulgação

Nesta quinta (10), às 20h30, acontece o Festival de MPB – Especial Viva a Tropicália. O Especial, que será transmitido pelo YouTube, conta com shows de artistas de Uberlândia que foram convidados a interpretar as canções que marcaram o movimento Tropicalista no Brasil, além de curiosidades sobre os grandes compositores e pensadores da época em um momento marcado por  mudanças profundas, na política, economia e também nas artes.

 

O programa será apresentado por Lu de Laurentiz, amante do tema, agitador cultural e professor de arquitetura e urbanismo e design da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Ao todo, o especial contempla shows com 21 músicas de artistas renomados como Gal Gosta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Rita Lee, Odair José, Erasmo Carlos, dentre outros.

 

O repertório foi elaborado para agradar os amantes do movimento. Os músicos Adriana Francisco, Diego Caobi, Anísia Uchoa e Iury Resende junto com a banda formada por Cícerus Cajuzinho na bateria, Marcelo Carvalho na guitarra, Marcelo Reis no contrabaixo e Marcos Vinícius Silva nos teclados dão um show de interpretação e prometem interagir em algumas músicas, com clima de alto astral e diferentes vozes. O evento contará, ainda, com a participação do cantor Edson Denizard, interpretando a famosa música de Gilberto Gil “Domingo no Parque”.

 

O cenário da gravação também remete ao movimento. Gravado em um espaço verde e decorado com flores, frutos e pássaros, a cenografia promete transportar as pessoas para uma experiência leve e divertida.  

 

OFICINAS
 

Além do Especial, o projeto oferecerá duas oficinas abertas ao público:

 

Dia 13/06 às 16h: “Criação Criacanto – Tropicália”. Esta oficina será ministrada por Juliana Penna e abordará a escuta e apreciação da canção "Tropicália" como uma espécie de síntese do Movimento Tropicalista e suas interfaces estéticas com outras artes. O que será abordado: análise da letra conjugado ao arranjo musical e suas relações com outras artes e símbolos da nossa cultura brasileira. 

 

Dia 15-06 às 19h: “Reinvenções dos artistas na Pandemia”. Um bate papo sobre como os músicos se reinventaram neste período e conseguiram dar a volta por cima. Será conduzido pela produtora cultural Antônia Nunnes, produtora cultural, com os artistas Edson Denizard e Mari Simões que reinventaram a forma de atuar nessa pandemia, falando dos desafios e das oportunidades e também dos novos caminhos que estão se abrindo para a cultura nessa nova era que estamos entrando.

 

CAUSA SOCIAL
 

O Festival de MPB – Especial Viva a Tropicália, apoia a ONG Bella Aquarela, um projeto social que atua na área de saúde realizando um trabalho de assistência e acompanhamento dos pacientes e suas famílias por meio da doação de cestas básicas, produtos de higiene e interação com crianças internadas juntamente a suas famílias durante esse período tão difícil. Para quem se interessar em ajudar a causa basta entrar em contato pelo whatsapp: (34) 99996-8772.


VEJA TAMBÉM


Banda uberlandense de heavy metal lança seu primeiro single 
Teatros fechados: ator cria monólogo para se apresentar na internet
Uberlândia registra 3 mortes e 277 novos casos da covid-19 nas últimas 24h

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90