Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/06/2018 às 10h58min - Atualizada em 07/06/2018 às 10h58min

Orquestra Filarmônica de Uberlândia celebra 1 ano

Concerto barroco marca a data com três apresentações de sexta a domingo

DA REDAÇÃO
Foto: Divulgação
A Orquestra Philarmônica de Uberlândia (OPHU) comemora um ano de atividades, estabelecendo bases de uma orquestra de câmara com formação em cordas. Para celebrar, os músicos realizam, de sexta (8) a domingo (10) apresentações do concerto barroco “Bach Barock Brasilien”, com entrada franca, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal.
Neste concerto a orquestra visita compositores predominantemente do período, com obras consagradas de Bach, Mozart, Vivaldi e Händel. O espetáculo conta também com obras consagradas do compositor Villa Lobos e tem a participação da soprano Ester Menezes, da cidade de Uberlândia. A obra faz uma viagem até a música brasileira contemporânea, mostrando a influência nas obras de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
A Orquestra é uma iniciativa do Instituto Sergei Diaghilev, e fui fundada em 20 de maio de 2017 por seus produtores Flávio Freitas e Glauco Fernando Cruz. O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Uberlândia.
A direção artística do espetáculo é Beatriz De Luca, bacharel em Música, com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Ao longo dos mais de 20 anos de atividades como regente, apresentou-se frente a várias orquestras sinfônicas e orquestras de sopros brasileiras como a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro, entre outras.
É co-autora de “O Regente sem Orquestra” (Algol Editora, 2008), livro didático de regência orquestral, lançado em Português e Inglês. O livro, fruto da pesquisa dos integrantes da turma de estudos avançados em regência orquestral orientada pelo Maestro Roberto Tibiriçá, é adotado como referência ao ensino da Regência Orquestral em diversas universidades.
Beatriz De Luca tem nacionalidade italiana e brasileira, e reside atualmente no Porto, Portugal. É casada com o clarinetista Elias Borges.

SERVIÇO:

O QUE: Concerto “Bach Barock Brasilien”
QUEM: Orquestra Philarmônica de Uberlândia (OPHU)
QUANDO: amanhã (8) e sábado (9), às 20h e domingo (10), às 19h
ONDE: Teatro de Bolso do Mercado Municipal (R. Olegário Maciel, 255, Centro)
ENTRADA FRANCA: sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível
LOCAIS DE TROCA: Centro Espírita Alfredo Júlio Fernandes (R. Bernardo Cupertino, 1.887, Oswaldo Resende), até amanhã, a partir das 20h e no Teatro de Bolso do Mercado Municipal até amanhã às 18h
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 60 minutos
SAIBA MAIS: filarmonicadeuberlandia.com.br
INFORMAÇÕES: 3235-7790
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90