Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/08/2020 às 17h35min - Atualizada em 26/08/2020 às 17h35min

Pré-candidatos repercutem primeiras pesquisas de intenção de voto para prefeito em Uberlândia

Dados foram divulgados na terça (25) pelo IBOPE e Instituto Veritá; em ambas as pesquisas Odelmo Leão (PP) sai na frente da disputa

SÍLVIO AZEVEDO

Duas pesquisas eleitorais de intenção de votos para prefeito de Uberlândia foram publicadas nesta terça-feira (25), realizadas pelo IBOPE e Instituto Veritá. Em ambas, o atual prefeito, Odelmo Leão (PP), sai na frente da disputa. O Diário foi atrás dos pré-candidatos que aparecem nas melhores colocações nas pesquisas para saber deles o que muda com os números apresentados.

Foram procurados Odelmo Leão (PP), Adriano Zago (PDT), Thiago Fernandes (PSL) e Lourival Santos (MDB), além do ex-deputado estadual Felipe Attiê (PTB), que mesmo não confirmando sua pré-candidatura aparece entre os primeiros nas duas pesquisas.

O atual chefe do Executivo, que lidera a corrida eleitoral, foi procurado por meio da presidente do Partido Progressista, Ana Paula Junqueira, mas não tivemos retorno até a publicação da matéria.

Dois vereadores que compõem o grupo da oposição, Thiago Fernandes e Adriano Zago também estão entre os primeiros colocados segundo as pesquisas publicadas.

Segundo Thiago, o fato de a pesquisa IBOPE realizar parte dos questionários nas regiões centrais e não nos bairros pode influenciar o cenário atual apontado na pesquisa, já que, na opinião dele, “o clamor das ruas, na minha opinião, não está muito contemplado nessa pesquisa”. O vereador acredita que, apesar disso, os dados são positivos.

“Os números revelam um cenário inicial e servem para mostrar que estamos no caminho correto, pois ser lembrado, de acordo com a pesquisa do IBOPE, espontaneamente em segundo lugar por 3% da população como candidato a prefeito, em uma pesquisa que vai a campo 3 dias depois do lançamento público e único evento que fiz da minha pré-campanha, em um evento simples realizado pelo meu partido na última segunda-feira, dia 17, mostra uma aceitação inicial muito positiva por nossa pré-candidatura”.

Já Adriano Zago acredita que pesquisas nesse momento, faltando cerca de 80 dias para a eleição, revelam sinais importantes para uma campanha. “Esses números, apesar de aparentemente confusos, ajudam a compreender o cenário, principalmente quando percebemos o quanto podemos crescer a medida em que mais pessoas conhecem o nosso trabalho. A partir de agora, a estratégia é continuar sendo o que sempre fui. Quanto mais aumenta a confiança no nosso nome, aumenta nosso compromisso com a administração séria, ética e que tenha sensibilidade por nossa gente”.

Sobre os resultados, Zago ressalta que os números são otimistas por se tratar de um período em que as campanhas ainda não começaram com o corpo-a-corpo nas ruas com as propostas e as conversas com os eleitores.

“Nosso nome já aparece em segundo, com dois dígitos, mesmo não tendo iniciado intensa pré-campanha, nem tendo investido o que dizem que outros estão investindo, por isso avaliamos como positivo e estamos muito otimistas. O eleitor de Uberlândia e, do país como um todo, vem amadurecendo e demonstra uma rejeição muito grande às candidaturas que atuam para que eles encarem as eleições como se fosse uma corrida de cavalos, na qual o melhor é apostar no que aparentemente irá ganhar”.

Até a divulgação dos números, o nome do
PTB para a campanha eleitoral era do ex-deputado federal constituinte Chico Humberto. Porém, os números apresentados por Felipe Attiê podem fazer com que o partido mude o candidato. Em conversa com o Diário, Attiê afirmou não ter tido acesso às pesquisas, mas que não definiu se aceita encabeçar a chapa do PTB.

“Eu não vi as pesquisas, mas acredito que são prematuras. Não me coloquei que sou candidato e nem resolvi isso. Estou preocupado em com meus empreendimentos. Tenho sido muito procurado pela população nas ruas e sofrido pressão das executivas nacional e estadual para sair, pois dizem que sou o único com capacidade de ganhar do Odelmo”.

A reportagem ligou e não conseguiu contato com Chico Humberto para falar sobre essa possível mudança no nome do
PTB.

Procurado, o pré-candidato Lourival Santos, após consultar o partido, disse que não vai se manifestar sobre os números e as pesquisas.


VEJA TAMBÉM:

Prefeitura de Uberlândia faz contratação imediata de médicos e enfermeiros


Uberlândia apresenta aceleração de preços em julho, aponta Cepes

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90