Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/08/2020 às 20h01min - Atualizada em 25/08/2020 às 20h01min

47% dos eleitores votariam em Odelmo Leão, aponta Ibope

Pesquisa encomendada pela TV Paranaíba/Rede Record em Uberlândia avaliou pré-candidatos ao executivo municipal

DHIEGO BORGES

Com quase metade dos votos, o atual prefeito Odelmo Leão aparece em primeiro lugar na pesquisa de intenção em um levantamento do Ipobe contratado e divulgado nesta terça (25) pela TV Paranaíba/Rede Record em Uberlândia. A pesquisa analisou nomes pré-candidatos ao Executivo Municipal e ouviu 504 eleitores entre 20 e 23 de agosto. O nível de intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Ibope, na pesquisa espontânea, Odelmo lidera a intenção de votos com 33%. Em segundo lugar, aparecem Felipe Attiê (PTB) e o vereador Thiago Fernandes (PSL) com 3% cada. Adriano Zago (PDT) e Chico Humberto (PTB) empatam com 2% na terceira colocação. Lourival Santos (MDB) e o ex-prefeito Gilmar Machado (PT) também foram lembrados por 1% dos entrevistados. Os votos brancos e nulos somam 20% e o número de indecisos é de 34%. Veja os percentuais:

Odelmo Leão (PP) 33%
Felipe Attiê (PTB) e Thiago Fernandes (PSL)  3%
Adriano Zago (PDT) e Chico Humberto (PTB) 2%
Lourival Santos (MDB) e Gilmar Machado (PT) 1%

Na pesquisa estimulada, o atual chefe do executivo tem quase metade dos votos, sendo citado por 47% dos eleitores. Odelmo é seguido por Felipe Attiê (PTB) com 10% das intenções de voto. Adriano Zago (PDT) e Thiago Fernandes (PSL) aparecem empatados na terceira posição com 6% dos possíveis votos, tecnicamente empatados com o segundo colocado. Em seguida, é citado Lourival Santos (MDB) com 5%. Gilberto Adeniê (PSTU) e Ivan Pereira (Podemos) têm 1% das intenções. 

Ainda segundo a pesquisa, 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 17% informaram que, se as eleições fossem hoje, votariam branco ou nulo. Confira o detalhamento dos demais percentuais do levantamento estimulado:

Odelmo Leão (PP) 47%
Felipe Attiê (PTB) 10%
Adriano Zago (PDT) e Thiago Fernandes (PSL) 6%
Lourival Santos (MDB) 5%
Chico Humberto (PTB) 3%
Gilberto Adeniê (PSTU) 1%
Ivan Pereira (Podemos) 1%
Arquimedes Ciloni (PT) e Edilson Graciolli (PCdoB) não pontuaram

 
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
A pesquisa também avaliou os índices de aprovação e rejeição dos pré-candidatos. De acordo com o levantamento do Ibope, Odelmo Leão é o pré-candidato que apresenta o maior índice de voto. De acordo com o Instituto, 45% votariam no atual prefeito com certeza e 25% não votariam de jeito nenhum.

Apesar de ocupar a segunda colocação na pesquisa estimulada, Felipe Attiê é o pré-candidato com maior índice de rejeição entre os concorrentes. Ao serem questionados sobre qual dos nomes listados não votariam de jeito nenhum, Attiê aparece no primeiro lugar da lista com 34% de rejeição.



VEJA TAMBÉM:

Odelmo Leão (PP) lidera intenções de voto na primeira pesquisa eleitoral



 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90