Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/08/2020 às 19h07min - Atualizada em 07/08/2020 às 19h14min

Regras do Minas Consciente começam a valer a partir de segunda-feira (10) em Uberlândia

Comércio funciona normalmente durante o fim de semana; veja o que está autorizado a abrir com a adesão

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Uberlândia anunciou que a adesão efetiva ao Minas Consciente valerá a partir da próxima segunda-feira (10), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta (7). Com isso, o comércio continua funcionando normalmente neste final de semana, conforme a última deliberação feita pelo prefeito Odelmo Leão.

A cidade foi enquadrada na onda amarela, juntamente com outros 26 municípios do Triângulo Norte, e seguirá as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Extraordinário Covid-19 em relação ao funcionamento de estabelecimentos comerciais, conforme os índices avaliados pelo Governo de Minas Gerais.

A onda amarela permite o funcionamento de serviços não essenciais, como bares (consumo no local), autoescola, cursos de pilotagem, salões de beleza e atividade de estética, papelarias, lojas de livros, discos e revistas, imobiliárias, lojas de brinquedos, dentre outros. A lista completa de comércios autorizados a abrir pode ser acessada clicando aqui.

Em vídeo divulgado, o chefe do Executivo fez um alerta e pediu a colaboração de toda a população. “Se nós não tivermos cuidado, a colaboração da população, nós corremos o risco de ir para a zona vermelha, como está acontecendo com várias regiões próximas ao Triângulo. Depende de cada um de nós”, disse.

MINAS CONSCIENTE
As novas regras do Programa Minas Consciente passam a valer a partir deste sábado (8) em mais de 360 cidades do estado. Uberlândia não está incluída nesta data, pois no fim de julho o Município havia enviado uma consulta ao Ministério Público Estadual (MPE) solicitando um
 prazo de dez dias para adesão ao programa estadual. Por isso, o enquadramento passa a valer nesta segunda.

A justificativa do prefeito Odelmo Leão foi de que o tempo era necessário para que todo o conteúdo fosse analisado de forma criteriosa pelo Núcleo Estratégico de Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

O Minas Consciente passou por uma reformulação. No dia 29 de julho, o governador Romeu Zema anunciou alterações no programa. Dentre as principais mudanças, estão o funcionamento de bares e academias e a redução do número de ondas restritivas. O número das ondas passou de quatro para três, sendo que as cores também sofreram adaptações. Agora, a onda vermelha é a mais restritiva de todas, a amarela a intermediária e a verde será para os municípios que estiverem em posições mais seguras para a retomada das atividades econômicas.



VEJA TAMBÉM:

Pacientes relatam sequelas após superar diagnóstico de Covid-19 em Uberlândia

3 óbitos pela Covid-19 são contabilizados nas últimas 24 horas em Uberlândia

















 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90