Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/04/2020 às 17h23min - Atualizada em 05/04/2020 às 17h23min

​Uberlândia soma 47 casos confirmados de coronavírus e 8 óbitos suspeitos

Gráfico mostra evolução da epidemia da Covid-19 na cidade; outros 1.615 estão em investigação

DA REDAÇÃO
Centro traça a evolução do vírus em Uberlândia a partir do dia 23 de março | Foto: Divulgação/Cieps
Os casos de Covid-19 em Uberlândia chegaram a 47 e a cidade segue com a confirmação de dois óbitos em decorrência do novo coronavírus. O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberlândia, neste domingo (5), aponta ainda 1.615 casos suspeitos e oito óbitos em investigação. Outros 374 foram descartados após resultado negativo para o vírus.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 60 pacientes estão internados em unidades de saúde, sendo 28 mais graves em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na enfermaria estão hospitalizadas 32 pessoas com sintomas semelhantes ao coronavírus, uma variação de -11% em relação ao boletim anterior.

Um gráfico feito pelo Centro de Inovação, Educação e Pesquisa em Saúde (Cieps) mostra a evolução da epidemia na cidade com base nas estatísticas municipais. Conforme os dados compilados a partir do dia 21 de março, o crescimento no número de casos confirmados se deu a partir do dia 29 quando o município passou de uma permanência de oito casos para 10 confirmações. 

No entanto, a dificuldade em detectar o vírus, por falta de insumos para os testes e demora em ser liberado resultado pelos laboratórios, deve ser considerada nesse período. O próprio Município reconheceu em entrevista à imprensa que a realidade não condizia com os dados oficiais e, por isso, começou a reforçar parceria com laboratórios e se mobilizar para comprar testes rápidos para a rede de saúde. Tanto é que as primeiras mortes confirmadas, de uma mulher de 61 anos de idade e um idoso de 80, foram atestadas em um primeiro momento pelo laboratório Check-Up, com os resultados dos exames divulgados pelo Município e confirmados posteriormente nos boletins do Governo do Estado.

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 também reforçou, na mesma ocasião, a necessidade de se manter o isolamento social uma vez que um pico da epidemia deve ocorrer nas próximas semanas deste mês. 

Em todo o estado são 47.078 casos suspeitos para Covid-19 e 498 confirmados. Seis mortes foram confirmadas e outras 84 estão em investigação. 

 

LEIA TAMBÉM:
 


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90