Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/11/2018 às 08h00min - Atualizada em 18/11/2018 às 08h00min

O que vem por aí

Conceitos do Salão do Automóvel revelam como serão os próximos automóveis produzidos no Brasil

EDUARDO SODRÉ E JACQUELINE LATTARI
Ford Ka Urban Warrior, suspensão elevada e rodas na cor grafite caracterizam o sedã com estilo off-road | Foto: Eduardo Sodré/Folhapress
A picape Volkswagen Tarok está prontinha, mas é exibida como um carro conceitual no Salão do Automóvel de São Paulo. O evento, aberto ao público e que se encerra neste domingo, mostra alguns protótipos que revelam como serão os próximos automóveis produzidos no Brasil. José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen no Brasil, confirma que seu utilitário vai chegar ao mercado. O modelo deve ser lançado entre 2019 e 2020. A produção deverá ser concentrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Pavone diz também que espaço interno da picape equivale ao de um SUV, com destaque para o espaço no assento traseiro. O futuro modelo terá motorização turbo e opção de tração 4x4. A Tarok tem potencial para ser um dos campeões de preferência do público durante o evento. No primeiro dia da mostra, permaneceu cercada de pessoas com celulares nas mãos, em busca do melhor ângulo. A dificuldade é evitar que os reflexos dos LEDs na frente do carro prejudiquem as fotos. Esse é um dos detalhes que devem ficar de fora da versão definitiva da picape. Por terem alegorias e adereços espalhados pela carroceria e no interior, os protótipos ficam trancados. Em alguns casos, são exibidos em plataformas elevadas e com cercas de vidro, para que não sejam tocados. É o que acontece com o Fiat Sportback.

O protótipo da marca italiana antecipa seu futuro utilitário. Peter Fassbender, diretor de design da empresa, diz que o modelo em exibição não é exatamente igual ao veículo que será produzido, mas que muitos detalhes serão aproveitados em lançamentos nos próximos anos.


Hyundai Saga exibe os detalhes do novo HB20, previsto para 2019. O futuro modelo será maior que o atual | Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress


A frente é igual à da picape Toro, mas a traseira troca a caçamba por um teto rebaixado. O desenho está em alta na indústria automotiva e é visto no BMW X6 e no Mercedes GLE Coupé. O novo carro da Fiat é parte da estratégia para os próximos anos. Segundo Antonio Filosa, presidente da FCA América Latina, que controla a montadora italiana, a meta de investimento no Brasil é de R$ 8 bilhões até 2023. Nesse período, devem ser lançados 15 automóveis. Na Ford, o Ka Urban Warrior também é apresentado como um conceito, mas está muito perto de ser colocado à venda. O carro tem elementos já presentes na versão hatch Freestyle, o que facilita sua produção na fábrica de Camaçari (BA). Quando chegar às concessionárias, vai carregar o título de primeiro sedã com estilo fora de estrada do mercado nacional. O objetivo da montadora é oferecer um modelo mais em conta para quem precisa de suspensão elevada e espaço no porta-malas.

Outro carro com aparência off-road é o protótipo elétrico Hyundai Saga. A marca dá poucos detalhes do veículo, que chama a atenção com faróis amarelos e pintura em cinza fosco, mas não nega que seu desenho mostra como será a próxima geração do compacto nacional HB20. O modelo em exibição é 10 cm maior que o atual, o que confirma a teoria: a montadora sul-coreana pretende aumentar as dimensões de seu automóvel mais vendido. O lançamento do novo Hyundai HB20 deve ocorrer no segundo semestre de 2019. Será produzido em Piracicaba (a 166 km de São Paulo).


Fiat Fastback, o protótipo que antecipa o utilitário da marca italiana tem frente idêntica a da picape Fiat Toro | Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90