03/03/2018 às 05h58min - Atualizada em 03/03/2018 às 05h58min

Nissan inicia testes com ‘veículos-robôs’

DA REDAÇÃO

A Nissan e a empresa japonesa DeNA começarão a testar um serviço de mobilidade autônoma com veículos-robôs a partir de segunda-feira (5) no Japão.

O serviço Easy Ride pode ser solicitado por qualquer pessoa que deseje se deslocar até o seu destino em um veículo robotizado. Durante os testes de rodagem em via pública, realizados em Minato Mirai, um distrito de Yokohama, os participantes poderão ser transportados em veículos equipados com tecnologia de condução autônoma por um itinerário pré-determinado, que abrange cerca de 4,5 km entre a sede mundial da Nissan e o shopping center Yokohama World Porters.

Para garantir a eficiência da operação e maior tranquilidade para os clientes, a Nissan e a DeNA mantêm um centro de monitoramento remoto, que utiliza as tecnologias avançadas das duas empresas.

A Nissan e a DeNA também testarão as funções exclusivas do serviço Easy Ride. Graças a um aplicativo especialmente criado para uso em smartphones, que reconhece as instruções tanto por meio de texto como de fala, os passageiros poderão informar para onde desejam ir escolhendo um dos destinos sugeridos em uma lista.

Dentro do veículo, um tablet apresentará em torno de 500 opções disponíveis, incluindo pontos de interesse e eventos nas proximidades. Além disso, aproximadamente 40 cupons de desconto para uso em restaurantes e lojas de varejo localizadas nos arredores estarão disponíveis para download nos smartphones dos próprios participantes.

Os passageiros deverão preencher um questionário sobre a experiência como usuários, impressões sobre a facilidade de uso dos conteúdos e cupons oferecidos pelos restaurantes e lojas, bem como o preço que gostariam de pagar pelo serviço Easy Ride. A Nissan e a DeNA utilizarão os resultados da pesquisa no desenvolvimento do serviço e em futuros testes de rodagem em via pública.

Além de terem como meta oferecer este tipo de serviço como parte de seu negócio, a Nissan e a DeNA trabalharão juntas para desenvolver serviços para ambientes de condução autônoma, permitindo a ampliação dos itinerários e aperfeiçoamento dos algoritmos para distribuição dos veículos, processos de coleta/entrega e suporte multilíngue.

A Nissan e a DeNA querem lançar o serviço Easy Ride em um perímetro restrito em uma primeira fase, prevendo que a fase final de implementação aconteça no início dos anos 2020.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »