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26/09/2017 às 17h02min - Atualizada em 26/09/2017 às 17h02min

Comunicação eficaz

O segredo dos grandes líderes

FERNANDO CUNHA* | LEITOR DO DIÁRIO

Segundo uma pesquisa encomendada pela revista Você S/A à DMRH, empresa brasileira de consultoria, recrutamento e seleção, 97% das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil disseminam suas informações através de suas lideranças, as quais são responsáveis pela transmissão de suas metas e diretrizes ao setor produtivo. Falhas nos processos de comunicação entre líderes e liderados têm parcela significativa de relevância na queda de produtividade nas empresas, indústrias e instituições, o que reflete diretamente na lucratividade das mesmas. Quando as metas não são entendidas de maneira clara e objetiva, os funcionários trabalham com o piloto automático ligado.

Muitos líderes se queixam que os subordinados não entendem direito o que eles determinam. Talvez você esteja se perguntando: “por que o meu pessoal não entende o que eu solicito?”. Presumo que você já tenha realizado uma reunião com sua equipe para traçar estratégias e constatou certo tempo depois que nada foi feito conforme o combinado. Por que as lideranças dizem uma coisa e os liderados escutam outra? A culpa parece ser dos subordinados, mas, quando um líder falha ao comunicar claramente suas expectativas em relação ao trabalho a ser executado, problemas ocorrem.

Na maioria das vezes, os líderes acham que os seus liderados têm a mesma capacidade de absorção de ideias e informações que eles. Parece não haver preocupação em se adequar à linguagem dos que recebem as ordens. Sem clareza, foco e direção, a probabilidade de transmissão de mensagem precisa é pequena. Cada vez que uma pessoa transmite uma mensagem verbal, numerosos fatores afetam a maneira como suas palavras são interpretadas e influenciadas pelos outros. Outro fator negativo é o líder não perceber que uma mudança própria de atitude é mais eficaz do que tentar mudar os outros.

Uma possível solução para este tipo de problema é o líder entender que o uso de gatilhos verbais e emocionais na elaboração das mensagens a serem transmitidas pode promover melhor entendimento. Atitudes comuns do dia a dia, exemplos práticos e comportamentos assertivos também podem transmitir informações relevantes, apesar de muitos líderes ainda não enxergarem os seus próprios comportamentos como meios de comunicação. Quem não se lembra da frase “um gesto vale mais que mil palavras”?  

Estabelecer uma rotina de comunicação mostra comprometimento e preocupação com a equipe. Delegar responsabilidades demonstra confiança no profissional que as recebe. Exatidão inspira segurança. Expor as ideias com clareza, objetividade e simplicidade transparece respeito às limitações alheias. Por isso, o líder que possui a nobre atitude de reconhecer o nível de conhecimento e o grau de habilidade de cada membro de sua equipe, sabe quando falar ou mostrar o que deve ser feito. Com isso, ele evita desentendimentos e retrabalhos, o que, consequentemente, economiza tempo e dinheiro para a empresa.

O segredo de uma liderança eficaz está em compreender que nem todos assimilam as informações da mesma forma, por isso investir em suas diferentes habilidades de comunicação é um excelente negócio. Líderes que se comunicam com excelência dão exemplos. Não ficam apenas no universo das palavras. Eles se entregam por inteiro na arte de entender que, como diz o consultor indiano Ram Charam, “pessoas entregam números e números não entregam pessoas”.

(*) Jornalista, consultor e palestrante

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