Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 13/04/2024 às 08h00min

Doenças virais e suas ramificações no coração

JOÃO LUCAS O'CONNELL
No cenário da saúde cardiovascular, as doenças virais têm despertado cada vez mais atenção devido às suas ramificações no sistema cardiocirculatório. Doenças virais comuns, como gripe, COVID-19 e dengue, não apenas afetam o sistema respiratório, mas também podem desencadear uma série de complicações cardíacas graves, incluindo miocardite, infarto, AVC, arritmias cardíacas e embolia pulmonar.

DOENÇAS VIRAIS: UMA VISÃO GERAL
As doenças virais, como a gripe, o COVID-19 e a dengue, são causadas por agentes infecciosos que se proliferam no organismo humano, desencadeando uma resposta imunológica complexa. A gripe é uma infecção viral respiratória comum, o COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e a dengue é uma infecção transmitida por mosquitos. Essas doenças virais não se restringem apenas aos sistemas respiratório e imunológico, mas também podem afetar o coração de diversas maneiras.

INTERLIGAÇÃO COM DOENÇAS CARDÍACAS: ENTENDENDO AS COMPLICAÇÕES
A relação entre doenças virais e problemas cardiovasculares é complexa e multifacetada. As infecções virais podem levar ao desenvolvimento de miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco que pode resultar em danos permanentes. Além disso, a presença do vírus no organismo pode desencadear processos que contribuem para o aparecimento de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), potencialmente levando a complicações graves.

MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS ENVOLVIDOS
Dois principais mecanismos fisiopatológicos estão associados à interação entre doenças virais e complicações cardíacas. O primeiro envolve a agressão direta do vírus ao tecido cardíaco, levando à inflamação, lesões e disfunção cardíaca. O segundo mecanismo decorre da resposta imune do organismo, em que os anticorpos produzidos para combater o vírus acabam atacando também as células do coração, desencadeando um processo inflamatório que pode contribuir para o surgimento de miocardite e outras condições cardíacas.

ATENÇÃO E PREVENÇÃO: CUIDADOS ESSENCIAIS
É fundamental que os pacientes e profissionais de saúde estejam atentos à possível relação entre infecções virais e complicações cardíacas. Manter hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada e controle de fatores de risco cardiovascular, pode ajudar a reduzir a vulnerabilidade a essas complicações. Além disso, a busca por assistência médica adequada diante de sintomas respiratórios e cardíacos é essencial para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

Em suma, a interligação entre doenças virais e problemas cardiovasculares evidencia a complexidade da saúde humana e a importância de uma abordagem integrada na prevenção e no tratamento dessas condições. Compreender os mecanismos fisiopatológicos envolvidos e adotar medidas preventivas pode auxiliar na redução do impacto das infecções virais no coração, promovendo uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todos.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90