Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 23/03/2024 às 08h00min

O que é a Menopausa e como ela pode ser tratada?

JOÃO LUCAS O'CONNELL
A menopausa é um marco significativo na vida de quase toda mulher, marcando o fim de sua fase reprodutiva. Mas, apesar de ser um processo natural, há muito que podemos discutir sobre suas nuances, desde as alterações hormonais até as formas de tratamento disponíveis. Nos artigos destas duas próximas colunas, vamos discutir um pouco mais sobre esta fase de turbilhonamento hormonal das mulheres.

O QUE É A MENOPAUSA?
A menopausa é definida como a cessação permanente das menstruações por um período de 12 meses consecutivos, sem outras causas médicas. É o ponto final natural na fertilidade feminina, uma etapa significativa que sinaliza o término dos ciclos menstruais.

QUAL A DIFERENÇA DA MENOPAUSA E DO TERMO CLIMATÉRIO?
O climatério engloba a menopausa e os anos que a antecedem, período no qual as mulheres passam por transições hormonais progressivas. É uma fase de ajuste, onde o corpo se adapta a uma nova realidade endocrinológica, começando geralmente na casa dos 40 anos. Durante o climatério, as oscilações hormonais são responsáveis por uma série de mudanças físicas e emocionais.

QUANDO A MENOPAUSA COMUMENTE OCORRE?
Embora varie, a menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, sendo a média de idade em torno dos 51 anos em muitas partes do mundo. No entanto, cada mulher é única, e esse cronograma pode variar significativamente.

QUANDO A MENOPAUSA É CONSIDERADA PRECOCE?
Quando a menopausa acontece antes dos 40 anos, é considerada precoce. Esse fenômeno, também conhecido como insuficiência ovariana prematura, pode ser decorrente de fatores genéticos, doenças autoimunes, ou tratamentos médicos como a quimioterapia.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES HORMONAIS QUE OCORREM DURANTE A MENOPAUSA?
A menopausa é caracterizada por mudanças no equilíbrio hormonal, principalmente uma diminuição na produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. Essas alterações hormonais são a força motriz por trás dos sintomas e sinais muitas vezes associados a esta fase da vida.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS?
Os sintomas da menopausa variam amplamente, mas podem incluir ondas de calor, suores noturnos, irregularidades menstruais, secura vaginal, alterações de humor, irritabilidade, labilidade emocional, ganho de peso e dificuldades de sono. Esses sintomas podem variar em intensidade e duração.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO DA MENOPAUSA?
O diagnóstico da menopausa geralmente é clínico, baseado nos sintomas relatados pela mulher e na cessação dos períodos menstruais. Em alguns casos, podem ser solicitados exames de sangue para medir os níveis de hormônios como o FSH (hormônio folículo-estimulante), cujos níveis elevados podem indicar a transição para a menopausa.

COMO SE TRATA A MENOPAUSA?
O tratamento da menopausa e de seus sintomas varia de acordo com a intensidade destes e dos riscos e benefícios individuais. Opções incluem:

- Terapia de Reposição Hormonal (TRH): A TRH pode aliviar sintomas como ondas de calor e secura vaginal, mas não é adequada para todas as mulheres. Infelizmente, atualmente, existe uma forte pressão de parte da comunidade médica reforçando uma necessidade mandatória de reposição hormonal para a manutenção da saúde óssea e muscular após a menopausa. Entretanto, existem riscos associados a esta reposição, incluindo um aumento de alguns tipos de cânceres. Assim, a reposição de lve ser individualizada.

- Medicamentos Não-Hormonais: Antidepressivos e outros medicamentos podem ser usados para aliviar certos sintomas.

- Estilo de Vida e Remédios Naturais: Mudanças na dieta, exercícios regulares e técnicas de relaxamento podem ajudar a gerenciar os sintomas.

- Suporte emocional e psicológico também pode ser benéfico.

A menopausa não é uma doença, mas uma etapa natural da vida. Com o tratamento adequado e apoio, as mulheres podem navegar por essa fase com saúde e confiança. Como sempre, uma abordagem individualizada é crucial, e todas as decisões de tratamento devem ser tomadas em colaboração com um profissional de saúde confiável. Discutiremos um pouco mais sobre este assunto na próxima semana, com um foco maior em riscos e benefícios do tratamento de reposição hormonal.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90