Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 06/01/2024 às 08h00min

Começar uma dieta em janeiro é melhor?

JOÃO LUCAS O'CONNELL
A mudança de ano nos leva a muitas reflexões sobre o que aconteceu conosco no último ano. Essa meditação sobre o que aconteceu de bom, de legal… E sobre o que aconteceu de ruim, que poderia ter sido evitado também. Novos projetos e metas são comumente estabelecidos. Dentre as várias metas e projetos pessoais, a meta de perder peso é uma das mais frequentes e é objetivo comum a muitas pessoas. Essas metas ganham ainda mais destaque e importância em Janeiro pois as promessas de mudança de vida são mais frequentes e costumam ter maior impacto do que no restante do ano.

Mas, será que isto tem um verdadeiro impacto na prática?! Ainda não está claro se tentar perder peso em janeiro é mais bem-sucedido do que tentar em outros momentos do ano. Com o objetivo de responder a esta pergunta, foi publicado, nesta semana, um grande estudo realizado pelo Programa de Prevenção de Diabetes do Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra. O estudo reuniu 85.514 participantes com um IMC médio inicial de 30,3 kg/m², e foi publicado este mês na prestigiada revista médica “Obesity”.

Adultos com alterações de glicose, mas ainda não considerados diabéticos, foram inscritos em um programa estruturado de manejo comportamental do peso. Modelos de medidas repetidas avaliaram a diferença média entre o peso inicial e o peso no acompanhamento.

Os resultados do estudo mostraram que, em comparação com os participantes que começaram em janeiro, os participantes que começaram em outros meses perderam menos peso, variando entre 0,28 kg (IC 95%: 0,10 a 0,45 kg) a menos naqueles que começaram em março e 0,71 kg (IC 95%: 0,55 a 0,87 kg) a menos naqueles que começaram em novembro. Abril e maio foram as únicas exceções, nas quais as estimativas seguiram na mesma direção, mas não foram estatisticamente significativas. A maior frequência de sessões mediou os efeitos, com os participantes que começaram em janeiro comparecendo, em média, de 0,2 a 0,7 sessões a mais do que aqueles que começaram em outros meses.

Assim, o estudo conclui que pessoas que iniciaram um programa de controle de peso em janeiro perderam de 12% a 30% mais peso do que aquelas que começaram em outros momentos do ano.

Perder peso pode ser um desafio, mas com determinação e força de vontade, é possível alcançar seus objetivos. Este estudo acaba reforçando alguns pontos muito importantes em relação ao planejamento estratégico necessário para buscar a perda de peso. Aqui estão algumas dicas importantes para otimizar seu programa de perda de peso:

1. Defina metas realistas: Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis. Isso ajudará a manter o foco e a motivação ao longo do processo.

2. Crie um déficit calórico: Para perder peso, é necessário criar um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que você queima. Isso pode ser feito através de uma combinação de dieta saudável e exercícios físicos regulares.

3. Alimentação balanceada: Opte por uma dieta rica em alimentos nutritivos, como frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais. Evite alimentos processados e açúcares em excesso.

4. Exercícios regulares: Além de ajudar a queimar calorias, os exercícios físicos também fortalecem os músculos e melhoram a saúde geral. Escolha atividades que você goste e faça delas parte da sua rotina diária.

5. Acompanhamento médico: Consulte um médico ou nutricionista para obter orientações personalizadas. Eles podem ajudar a identificar as melhores estratégias para o seu caso específico e monitorar sua saúde durante o processo de perda de peso.

6. Beba água: A hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento do corpo. Além disso, beber água antes das refeições pode ajudar a controlar o apetite e evitar excessos.

7. Durma bem: O sono adequado é crucial para a perda de peso. A falta de sono pode afetar os hormônios responsáveis pelo apetite e pelo metabolismo, levando ao ganho de peso.

8. Gerencie o estresse: O estresse crônico pode levar ao ganho de peso. Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como praticar exercícios de relaxamento, meditação ou hobbies que você goste.

9. Participar de um programa de controle de peso pode sim levar a uma perda significativa de peso. Começar o programa em janeiro é comumente visto como um "novo começo".

10. A perda de peso é um processo gradual e individual. Tenha paciência e não desanime diante dos desafios. Com determinação, força de vontade e o acompanhamento adequado, você pode alcançar seus objetivos de forma saudável e sustentável.

Hoje, além dos já consagrados dieta equilibrada, déficit calórico e exercícios físicos, existem muitas opções farmacológicas que podem ser utilizadas para perda de peso. Se você tem interesse em transformar o seu corpo ao longo de 2024, não deixe de procurar um médico ou nutricionista para te ajudar neste processo. E, quanto mais pessoas da família estiverem engajadas no mesmo objetivo, melhor!


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90