Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 23/12/2023 às 08h00min

A importância das amizades e de um propósito de vida para a Saúde

JOÃO LUCAS O'CONNELL

A importância de ter muitas amizades e um bom convívio com familiares e pessoas próximas é algo que muitas vezes subestimamos em nossa vida. A correria do dia a dia, as responsabilidades e os compromissos nos fazem negligenciar essas relações tão importantes para a nossa saúde física e espiritual.

 

No entanto, é fundamental compreender que as amizades e os laços familiares são essenciais para o nosso bem-estar. Quando estamos cercados por pessoas que nos amam e nos apoiam, nos sentimos mais seguros e confiantes para enfrentar os desafios da vida. Ter amigos verdadeiros e uma família presente nos proporciona um senso de pertencimento e nos ajuda a encontrar um propósito maior em nossa existência.

 

À medida que envelhecemos, é comum que nossas circunstâncias sociais mudem. Aposentadoria, filhos crescidos e fora de casa, mudanças de residência e perdas de entes queridos podem resultar em um círculo social mais reduzido. No entanto, é nesse momento que a importância das amizades se torna ainda mais evidente.

 

Estudos têm mostrado que pessoas com laços de amizade sólidos tendem a lidar melhor com as pressões da vida. Uma rede de apoio confiável ajuda a enfrentar desafios de forma mais saudável, evitando a sobrecarga de emoções negativas. O estresse crônico pode ter efeitos devastadores na saúde física, mas as amizades podem atuar como um "escudo protetor", reduzindo o impacto do estresse no corpo e no sistema imunológico.

 

Além disso, a interação social regular estimula a cognição e ajuda a manter as funções cerebrais em forma. Participar de conversas estimulantes, debates e atividades sociais pode retardar o declínio cognitivo e até mesmo reduzir o risco de demência em alguns casos. Portanto, ter muitas amizades e um bom convívio com familiares e pessoas próximas é uma forma de manter nossa mente ativa e saudável.

 

No entanto, ter amizades e um bom convívio com familiares não é suficiente para uma vida plena e saudável. É necessário ter um propósito, algo que nos motive e nos faça sentir úteis e realizados. O propósito de servir ao próximo é uma das formas mais grandiosas de encontrar significado em nossa existência.

 

Quando nos dedicamos a ajudar os outros, seja através de ações voluntárias, trabalho comunitário ou simplesmente estendendo a mão a alguém que precisa, experimentamos uma sensação de gratidão e satisfação que não pode ser descrita em palavras. O ato de servir ao próximo nos conecta com algo maior do que nós mesmos e nos faz perceber que fazemos parte de algo muito maior.

 

Além disso, o propósito de servir ao próximo traz benefícios grandiosos à nossa mente. Estudos têm mostrado que pessoas que se envolvem em atividades altruístas têm menor incidência de depressão e ansiedade. O ato de ajudar os outros libera endorfinas, substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar, e fortalece nosso sistema imunológico.

 

Portanto, é fundamental preservar a importância de ter muitas amizades e um bom convívio com familiares e pessoas próximas em nossa vida. Além disso, devemos buscar um propósito maior, algo que nos motive e nos faça sentir úteis e realizados. O propósito de servir ao próximo é uma forma poderosa de encontrar significado em nossa existência e de cuidar de nossa saúde física e espiritual. Que possamos valorizar e cultivar essas qualidades em nossa jornada pela vida.

 

O Natal e a virada do ano são momentos propícios para celebrarmos nossas amizades, nos reaproximarmos daqueles que nos são queridos e de praticarmos atos de carinho e doação para com o próximo. Um Feliz Natal a você e sua família!

 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90