Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 16/12/2023 às 08h00min

A importância da Disciplina para a Saúde

JOÃO LUCAS O'CONNELL

Esta semana, voltaremos a falar sobre dicas para tentarmos otimizar uma mudança de hábitos que possam nos permitir uma vida com mais saúde e prosperidade. A importância de mantermos a disciplina e estabelecermos metas e objetivos claros, estipulando datas, é fundamental para melhorarmos nossa saúde física e mental. A disciplina nos permite controlar nossos hábitos e comportamentos, nos tornando mais eficientes e produtivos em todas as áreas da vida.

 

Ao estabelecer metas e objetivos claros, estamos definindo o que queremos alcançar e traçando um caminho para chegar lá. Sem metas, ficamos à deriva, sem direção, e é muito mais difícil manter a disciplina. Ao estipular datas para alcançar essas metas, estamos nos comprometendo com nós mesmos e criando um senso de urgência, o que nos motiva a agir e a persistir mesmo diante de obstáculos.

 

Uma dica essencial para a mudança para uma vida mais saudável e feliz é procurar fortalecer uma qualidade que é fundamental para equilibrarmos nossa saúde física e mental, que é fortalecermos a nossa disciplina.

 

Manter a disciplina de tentar perseguir uma dieta equilibrada no dia a dia e manter a rotina dos exercícios, de meditar e dormir melhor é fundamental para conseguirmos nossos objetivos na vida. Ter uma agenda semanal e propósitos bem estabelecidos que definam estratégias que te levem q seus objetivos no mês ou no ano (ou para os próximos anos) são muito importantes para melhorar seus hábitos e, com isso, melhorar a sua saúde física e mental.

 

Quando somos disciplinados, conseguimos estabelecer uma rotina saudável, com hábitos positivos que nos ajudam a alcançar nossos objetivos. Seja na alimentação, no exercício físico, no estudo ou no trabalho, a disciplina nos permite manter o foco e a determinação necessários para obter resultados satisfatórios.

 

Uma boa maneira de monitorar e retroalimentar (incentivar) a melhora de sua habilidade de desenvolver a disciplina em diversas áreas da sua vida pode ser começar a anotar num caderno algumas metas e prazos para diferentes áreas da sua vida. A anotação pode ser feita em um papel, em um arquivo de computador ou até no aplicativo de notas do celular. Você pode anotar, por exemplo:

 

1- Quais seriam seus principais objetivos para o ano (ou outro período que precisa ser bem definido) parq diferentes áreas:

- Objetivos para melhorar a sua Saúde;

- Objetivos na área profissional;

- Objetivos na área mental / crescimento pessoal;

- Objetivos na área emocional / relacionamentos, por exemplo…

 

Após definir seus objetivos (pelo menos 3 para cada área), procure colocá-los em ordem de prioridade. O que deve ser perseguido primeiro…

 

Procure estabelecer quais seriam as estratégias amplas e mais específicas que seriam mandatórias para atingir seu objetivo… Exemplo: seu objetivo é perder peso:

 

- anote quanto de peso quer perder (seja realista na programação e não coloque uma meta inatingível…) e em quanto tempo quer perder.

- Anote as estratégias gerais e mais específicas que podem te ajudar: procurar um médico / nutricionista, matricular na academia, acordar uma hora mais cedo, lavar o rosto assim que sair da cama, deixar uma mochila com roupas de academia no carro, cortar carboidratos da dieta, etc.

 

Anote e revise suas anotações todos os dias antes de sair de casa de manhã. Faça isso para as várias áreas da vida! Programe seus objetivos e otimize a sua disciplina. Sem ela, os objetivos ficam mais difíceis de serem alcançados, assim como uma boa saúde física e mental…

 

A disciplina e o estabelecimento de metas também são essenciais para melhorarmos nossa saúde física. Ao adotarmos hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, estamos cuidando do nosso corpo e prevenindo doenças. Além disso, a disciplina nos ajuda a manter a consistência nessas práticas, evitando recaídas e garantindo resultados duradouros.

 

Mas não devemos nos esquecer da importância da saúde mental. A disciplina e o estabelecimento de metas também são fundamentais para cuidarmos da nossa mente. Ao estabelecermos objetivos claros e nos comprometermos com eles, estamos exercitando nossa capacidade de concentração, foco e determinação. Isso nos ajuda a desenvolver uma mente mais resiliente, capaz de lidar com os desafios e adversidades da vida de forma mais equilibrada e positiva.

 

Além disso, a disciplina nos ajuda a criar uma rotina de autocuidado, reservando tempo para atividades que nos trazem prazer e relaxamento, como meditação, leitura, hobbies, entre outros. Essas práticas são essenciais para reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo uma melhor saúde mental.

 

Portanto, manter a disciplina e estabelecer metas e objetivos claros, estipulando datas, é fundamental para melhorarmos nossa saúde física e mental. A disciplina nos permite controlar nossos hábitos e comportamentos, nos tornando mais eficientes e produtivos. Além disso, ao estabelecer metas, estamos definindo o que queremos alcançar e traçando um caminho para chegar lá. Isso nos motiva a agir e a persistir, mesmo diante de obstáculos. Cuidar da nossa saúde física e mental é um investimento que traz benefícios para toda a vida. Então, vamos nos comprometer com a disciplina e estabelecer metas claras para alcançarmos uma vida mais saudável e equilibrada.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90