Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 21/10/2023 às 08h00min

O contato com a natureza e a saúde do coração

JOÃO LUCAS O'CONNELL
Além de proporcionar momentos de contemplação e paz, estar em contato com belas paisagens naturais traz inúmeros benefícios para a mente e o corpo. Se o contato com a natureza for associado a algum exercício físico, melhor ainda! Além da melhora do humor, elevando o seu ânimo e reduzindo a depressão, o contato com a natureza pode afetar positivamente a saúde do coração. A prática de atividades físicas ao ar livre estimula a circulação sanguínea, fortalece o sistema cardiovascular e reduz o risco de doenças cardíacas. Exercer atividades ligadas a espiritualidade, meditação ou contemplação também!

Ao fazer exercícios físicos ao ar livre, você não apenas fortalece seu corpo, mas também nutre sua mente com energia positiva. A prática de atividades como caminhadas, corridas, ciclismo, natação ou até mesmo ioga em meio à natureza traz uma sensação de liberdade e bem-estar. A beleza das paisagens naturais nos envolve em uma sensação de calma e tranquilidade, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Mas os benefícios não param por aí! O ar mais limpo que respiramos e a água mais purificada que encontramos na natureza estão fortemente associados a um menor risco de doenças. A poluição do ar e da água pode causar danos à nossa saúde, aumentando as chances de desenvolvermos problemas respiratórios, cardiovasculares e até mesmo câncer. Portanto, o contato periódico com um ar mais puro faz bem! Estudos revelam que passar tempo ao ar livre e em ambientes naturais oferece benefícios reais para a saúde cardiovascular.

A redução do estresse e da pressão arterial são alguns dos benefícios proporcionados pelo contato com a natureza. Isto porque nos ajuda a relaxar e a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, a exposição à luz solar aumenta a produção de vitamina D, que é essencial para a saúde óssea.

Diante de todos esses benefícios, é importante aproveitar as oportunidades para se exercitar ao ar livre e se encantar com a beleza da natureza. Caminhar em parques, fazer trilhas em montanhas, nadar em rios ou simplesmente contemplar o pôr do sol em uma praia são atividades que nos aproximam da natureza e nos proporcionam bem-estar físico e mental.

Cuidar da sua mente e do seu corpo, abraçando a beleza da natureza e desfrutando de todos os benefícios que ela tem a oferecer, é uma forma de investir na sua saúde cardiovascular e garantir uma vida mais saudável e feliz.

Portanto, não deixe de aproveitar os momentos ao ar livre e se conectar com a natureza. Seu coração agradecerá!



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90