Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 19/08/2023 às 08h00min

Qual a melhor hora do dia para se exercitar?

JOÃO LUCAS O'CONNELL

Meios de comunicação populares, mídias sociais, pesquisadores e médicos parecem adorar esses debates. Uma verdadeira polêmica. Uma dicotomia, onde as pessoas discutem dois lados como se existisse apenas uma opção. Apenas um vencedor deve ser coroado. Mas, na realidade, existe uma zona cinzenta e/ou várias opções disponíveis. Para mim, qualquer exercício a qualquer momento do dia é que deve ser considerado uma vitória.

 

Algumas pesquisas sugerem que o exercício matinal, de preferência em jejum, deve ser a melhor hora do dia e condição para nos exercitarmos. O exercício nesta hora propicia maior controle de peso e adaptações de treinamento. O exercício matinal pode ser um pouco melhor por razões logísticas se você gosta de acordar cedo. Alguns de nós realmente preferimos acordar cedo, fazendo o máximo que podemos, incluindo todas as atividades físicas e relacionadas ao trabalho pela manhã. Mas, para isto funcionar bem e termos sono repousante, precisamos ir para a cama cedo (para mim, cerca de 22h é o ideal). 

 

Mas se você é um cronotipo do final do dia, o exercício matinal pode não estar em sincronia com seus baixos níveis de energia matinal ou sua preferência por atividades de lazer no final do dia. Além disso, muitas pessoas com diabetes ou que apresentam hipoglicemia com o esforço, preferem comer e depois se exercitar. Já outras para outras pessoas, o exercício no fim da tarde ou noite ativa tanto o metabolismo e a atividade cerebral que isto pode atrapalhar o sono restaurador. 

 

Cronotipos tardios são, em geral, menos ativos fisicamente em comparação com cronotipos iniciais, e aqueles que treinam pela manhã tendem a ter melhor adesão ao treinamento, treinar mais forte e gastar mais energia ao longo do dia. O exercício matinal em jejum tende a ser associado a taxas mais altas de oxidação de gordura, melhor controle de peso e melhores adaptações do músculo esquelético ao longo do tempo em comparação com o exercício realizado no final do dia. Estudos também sugerem que o exercício em jejum pode ser superior para adaptações de treinamento e glicemia de longo prazo se você tiver diabetes tipo 2.

 

Já um estudo recente (chamado Look AHEAD) sugeriu que pacientes diabéticos mais ativos no período da tarde tiveram as maiores melhorias em seu controle geral da glicose após as alimentações (têm menos picos de glicose após comer). 

 

Entretanto, só porque pode ou não ser "melhor" para a sua glicose se exercitar de manhã ou à tarde, se você tem diabetes, isso não significa que você tenha que escolher um ou outro. 

 

O importante é termos em mente que qualquer exercício feito a qualquer momento do dia vai trazer benefícios de várias maneiras. Assim, precisamos aproveitar o máximo possível de oportunidades para sermos fisicamente ativos. É importante criarmos e aproveitarmos nossas "oportunidades de condicionamento físico" diárias, e não importa para mim se é de manhã, meio-dia ou noite! A carga ideal parece ser a de pelo menos 150 minutos de exercícios mais intensos ou pelo menos 250 minutos de exercícios leves ou moderados por semana. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90