Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 11/08/2023 às 08h00min

Medalhas no Chile para o paradesporto

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Sete paratletas halterofilistas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Futel e do Praia Clube foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a disputa do Chile 2023 Invitational Competition, que aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto, em Santiago do Chile. 

O grupo de uberlandenses foi formado pelos paratletas André Luiz Paz, Ângela Faria Teixeira, Caroline Alves, Edilandia Araújo, Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima, Luciano Bezerra Dantas e Mateus de Assis Silva, e ainda o treinador Weverton Lima dos Santos, chamado para compor a comissão técnica.

Na competição os paratletas tiveram a oportunidade de efetivar um bom posicionamento no Ranking das Américas e, assim, garantir a classificação para os Jogos Parapan-Americanos do Chile, no fim do ano. 

Os uberlandenses conquistaram 9 medalhas (8 de ouro e uma de prata) pela Seleção Brasileira no Chile 2023 Invitational Competition. Os medalhistas (foto) foram Ângela Teixeira (quatro medalhas de ouro), Caroline Fernandes (duas medalhas de ouro), Edilândia Araújo (duas medalhas de ouro) e André Paz (uma medalha de prata). 

MEDALHISTAS NO 
REINO UNIDO 


Beneficiários dos Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico do Governo de Minas conquistaram 14 medalhas durante o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Manchester, no Reino Unido, entre os dias 31/7 e 6/8.  Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e oito de bronze.

Um dos destaques foi Gabriel Araújo, atleta revelado nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que garantiu três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas). 

Os outros atletas que asseguraram um lugar no pódio foram Gabriel Bandeira, Guilherme Batista, João Pedro Brutos, Laila Suzigan Garcia, Ruan Felipe Lima de Souza e Samuel de Oliveira. A delegação mineira foi composta por oito nadadores do Praia Clube, além dos técnicos Alexandre Silva e Fábio Antunes. 

Fábio Antunes, técnico do Praia Clube e da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, contemplado pelo Bolsa Técnico, ressalta a importância desta ação do Governo de Minas. “É um programa bastante interessante, que disponibiliza um valor para que treinadores e atletas tenham uma tranquilidade maior com as despesas de viagem e hospedagem. Este benefício soma muito e agrega ao programa de treinamento”, afirma.

Anualmente, é publicado um edital com as diretrizes dos programas. Atleta e técnico precisam ter resultados de 1º, 2º ou 3º lugares nas competições de referência indicadas pelas entidades regional ou nacional de administração do desporto. 

GOALBALL DISPUTA 
TAÇA MINAS GERAIS 


As equipes da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e da Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro (Adevitrim), ambas apoiadas pela Futel, disputam, nesta sexta-feira (11) e sábado (12), a Taça Minas de Goalball 2023, competição que será realizada no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) com a participação de oito equipes de Uberlândia e região. Os jogos serão abertos ao público e acontecerão das 8h às 17h30 em ambos os dias.

“É mais uma importante competição de paradesporto realizada em Uberlândia, com o objetivo de fomentar a prática esportiva. A expectativa é que a Taça Minas de Goalball seja um sucesso e que tenha as equipes da Adeviudi e da Adevitrim como os destaques”, ressaltou a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.

O presidente da Adeviudi, Ivando Pereira, fala sobre o evento. “Estamos muito otimistas e esperamos alcançar grandes resultados, até porque a Taça Minas serve como preparação para importantes competições que serão disputadas em 2024”, disse.

O presidente Adevitrim, Edu Charles Faustino, espera bom desempenho da equipe. “A expectativa é excelente, pois a equipe está muito bem preparada, o que é possível graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, que cede o espaço do CIE para que os paratletas treinem”, completou. 

Atualmente a Futel tem 21 alunos no goalball, com aulas gratuitas oferecidas no CIE, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local em que a atividade é oferecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de endereço.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90