Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/07/2023 às 08h00min - Atualizada em 08/07/2023 às 08h00min

Os 10 principais erros alimentares associados ao colesterol elevado

JOÃO LUCAS O'CONNELL
Embora algumas pessoas ainda questionem a relação entre o colesterol elevado e o aumento de eventos cardiovasculares, inúmeros estudos científicos já determinaram o enorme benefício do controle dos níveis de gorduras no sangue, especialmente a redução do LDL colesterol, na diminuição da ocorrência desses eventos.

Sabemos que os níveis de colesterol sanguíneo, em boa parte das vezes, dependem muito da genética do indivíduo. Alguns deles, mesmo mantendo uma alimentação saudável e praticando atividade física regularmente, podem apresentar altos índices de colesterol devido a uma predisposição genética desfavorável para a metabolização destas gorduras no fígado.  Entretanto, para a maioria dos indivíduos o padrão alimentar e de atividade física praticada têm uma interferência direta nos seus níveis de colesterol. 

Existem vários erros alimentares que já foram associados ao colesterol sanguíneo elevado. Na coluna de hoje, destacaremos 10 dos principais erros que podem contribuir para o aumento dos níveis de colesterol:

Consumo excessivo de gorduras saturadas: Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes gordurosas, laticínios integrais podem elevar os níveis de LDL colesterol. A banha do porco, o bacon e as frituras são os grandes vilões. O óleo de coco também não é o mais recomendado. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o uso de pequena quantidade de óleos vegetais (girassol, soja, canola) ainda são os mais recomendados. 

Excesso de gorduras trans: As gorduras trans, presentes em produtos industrializados, como biscoitos, salgadinhos, requeijão, sorvete e margarina, têm um efeito negativo no perfil lipídico, aumentando o LDL colesterol e reduzindo o HDL colesterol (o colesterol bom).

Baixo consumo de fibras: Uma dieta pobre em fibras pode levar ao aumento do colesterol, uma vez que as fibras solúveis ajudam a reduzir a absorção do colesterol no intestino. Legumes, frutas, grãos integrais e leguminosas são boas fontes de fibras.

Abuso de alimentos ricos em colesterol: Embora a ingestão de alimentos ricos em colesterol, como gemas de ovos e miúdos, não seja o principal determinante dos níveis de colesterol sanguíneo, o consumo excessivo desses alimentos pode contribuir para o aumento do colesterol em algumas pessoas.

Dieta pobre em ômega-3: O ômega-3 é um tipo de gordura saudável que ajuda a reduzir o colesterol e proteger o coração. A falta desse nutriente na alimentação pode ser prejudicial. Peixes como salmão, sardinha e atum são boas fontes de ômega-3.

Consumo excessivo de açúcar: O consumo elevado de açúcar, especialmente de açúcares adicionados em bebidas e alimentos processados, pode contribuir para a resistência à insulina e aumentar os níveis de triglicerídeos, outro tipo de gordura no sangue.

Baixo consumo de antioxidantes: Antioxidantes presentes em frutas, legumes e vegetais têm um papel importante na saúde cardiovascular. Uma dieta pobre em antioxidantes pode favorecer a oxidação do colesterol LDL, aumentando o risco de danos às artérias.

Consumo excessivo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de triglicerídeos e promover o ganho de peso, além de contribuir para a pressão arterial elevada e outros problemas de saúde.

Dieta rica em alimentos processados: Alimentos processados geralmente contêm grandes quantidades de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e sódio, que podem afetar negativamente o perfil lipídico e a saúde cardiovascular.

Falta de controle das porções: O consumo excessivo de calorias, mesmo que provenientes de alimentos saudáveis, pode levar ao ganho de peso e alterações no perfil lipídico. O controle da quantidade de comida ingerida é fundamental para manter um equilíbrio adequado na dieta.

Embora a genética desempenhe um papel significativo nos níveis de colesterol de algumas pessoas, a maioria pode se beneficiar do controle alimentar e de um estilo de vida saudável. Ao evitar os erros alimentares mencionados e adotar uma dieta balanceada, rica em alimentos naturais, fibras, ômega-3 e antioxidantes, é possível reduzir o risco de colesterol elevado e, consequentemente, de eventos cardiovasculares graves. Consultar um profissional de saúde especialista em Colesterol, pode fornecer orientações individualizadas para o controle do colesterol e uma prevenção otimizada e individualizada de doenças cardiovasculares.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90