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24/09/2022 às 08h00min - Atualizada em 24/09/2022 às 08h00min

O segredo para uma comunicação eficiente

JOÃO LUCAS O'CONNELL
No último bate papo da nossa coluna, escrevemos sobre as várias faces diferentes do sucesso. Lembramos que existem vários outros tipos de sucesso que são importantes: sucesso profissional, financeiro, na saúde (um corpo e uma mente saudáveis), sucesso na vida familiar (no relacionamento com a família), na vida amorosa, no relacionamento com os amigos, na vida social... E por aí vai...
 
Também lembramos que, muito provavelmente, o grau de felicidade atual de uma pessoa vai depender de uma média das realizações que obteve nestes aspectos de sua vida até aqui. Mas, e o que isso tudo tem a ver com saúde?! Temos visto que, cada vez mais, o grau de saúde mental (e até física) de um indivíduo se relaciona fortemente a este grau de sucesso que ele considera ter atingido na vida... E o que isso tudo tem a ver com uma comunicação eficiente? Acredito que saber se comunicar bem e expressar suas ideias são fatores fundamentais para a obtenção de boa parte destas realizações pessoais e, principalmente, para o sucesso social e profissional.
 
Na coluna de hoje, vamos revisar alguns pontos que são considerados essenciais para que desenvolvamos nossas habilidades de comunicação a fim de conquistarmos nossos vários “sucessos”. Para tentar desenvolver suas habilidades de comunicação, você provavelmente deverá procurar seguir algumas dicas. Dentre elas:
 
1- Fale com um bom tom e uma velocidade adequada. Mantenha o olho no olho do seu ouvinte. Os ouvintes costumam responder melhor a tons mais profundos e à fala em velocidade média. Assim, ao se dirigir a outra pessoa, procure projetar melhor a sua voz e suas palavras e fale num bom ritmo. Isto mostra amadurecimento, credibilidade e facilita o entendimento do outro. Em especial, do público mais velho;
 
2- Ser um bom ouvinte. Muitas vezes, acreditamos que comunicar bem é saber dominar a conversa. Entretanto, numa boa parte das vezes, o grande comunicador é aquele que ouve atentamente e resume a sua opinião de forma concisa e organizada ao final das suas longas audições;
 
3- Seja diplomático. É claro que um bom comunicador vai ter que estar preparado para opinar e tentar convencer seu público quando bem lhe convir. Mas, infelizmente, num mundo cada vez mais polarizado, manter certas informações e opiniões pessoais para si pode ser extremamente necessário para manter a possibilidade de uma boa comunicação em diversos momentos. Imaginem só, por exemplo, um vendedor petista tendo que convencer um bolsonarista de comprar um carro. Certamente, conversar sobre política durante a negociação não será vantajoso para nenhum dos lados, especialmente para o vendedor...
 
4- Controle suas emoções e mantenha o bom humor. Manter sua emoção sob controle, independentemente do tumulto que possa ter sido gerado pelo debate é muito importante! Temos visto, por exemplo, que o desgaste do período eleitoral em um país extremamente polarizado tem destruído a comunicação interna em grupos de famílias e de amigos. Saber separar a opinião pessoal, política ou profissional das emoções negativas pode ser não só importante para uma boa comunicação como também ser fundamental para que a manutenção de uma mínima condição de que alguma comunicação possa continuar existindo. Independente do estresse que o debate tenha lhe causado, procure não perder seu humor e respeite a opinião do outro, por mais que ela lhe cause estranheza.
 
5- Escolha suas palavras com muito cuidado e procure ser claro no que está falando. O estado emocional do ouvinte influencia de maneira muito importante o que está sendo guardado daquilo que está sendo ouvido. Uma mesma mensagem pode ser interpretada de maneiras muito diferentes a depender do tom de voz de quem fala e do estado de humor de quem ouve. Isso deixa um limiar muito tênue para que o ouvinte pegue sua história e a transforme em algo que ela não é.
 
6- Use seus erros para melhorar. Reconheça contratempos e aprenda com eles. Após toda comunicação importante, reserve um tempo para entender o que foi discutido, o que foi dito, o que foi ouvido e o que foi, de fato, entendido. Tente entender o que pode ser melhorado para uma melhor comunicação no próximo debate.
 
7- Mantenha-se atualizado. O grau de instrução, leitura e inteligência do indivíduo é diretamente proporcional à sua capacidade de comunicação. Estar atualizado com o mundo é essencial para se comunicar bem. Em especial, em ambientes sociais e do trabalho. Procure saber um pouco de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo. Faça boas leituras. Em especial, de autores sabidamente conhecidos pela sua capacidade de articulação e pela sua inteligência. Procure ler autores que defendam os dois lados opostos de um mesmo assunto.
 
Seja um bom comunicador. Saber ouvir bem e se expressar bem é fundamental para boas relações pessoais e profissionais. E ter boas relações pessoais e profissionais é essencial para a saúde do corpo e da alma. 
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
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