No último bate papo da nossa coluna, escrevemos sobre as várias faces diferentes do sucesso. Lembramos que existem vários outros tipos de sucesso que são importantes: sucesso profissional, financeiro, na saúde (um corpo e uma mente saudáveis), sucesso na vida familiar (no relacionamento com a família), na vida amorosa, no relacionamento com os amigos, na vida social... E por aí vai...
Também lembramos que, muito provavelmente, o grau de felicidade atual de uma pessoa vai depender de uma média das realizações que obteve nestes aspectos de sua vida até aqui. Mas, e o que isso tudo tem a ver com saúde?! Temos visto que, cada vez mais, o grau de saúde mental (e até física) de um indivíduo se relaciona fortemente a este grau de sucesso que ele considera ter atingido na vida... E o que isso tudo tem a ver com uma comunicação eficiente? Acredito que saber se comunicar bem e expressar suas ideias são fatores fundamentais para a obtenção de boa parte destas realizações pessoais e, principalmente, para o sucesso social e profissional.
Na coluna de hoje, vamos revisar alguns pontos que são considerados essenciais para que desenvolvamos nossas habilidades de comunicação a fim de conquistarmos nossos vários “sucessos”. Para tentar desenvolver suas habilidades de comunicação, você provavelmente deverá procurar seguir algumas dicas. Dentre elas:
1- Fale com um bom tom e uma velocidade adequada. Mantenha o olho no olho do seu ouvinte. Os ouvintes costumam responder melhor a tons mais profundos e à fala em velocidade média. Assim, ao se dirigir a outra pessoa, procure projetar melhor a sua voz e suas palavras e fale num bom ritmo. Isto mostra amadurecimento, credibilidade e facilita o entendimento do outro. Em especial, do público mais velho;
2- Ser um bom ouvinte. Muitas vezes, acreditamos que comunicar bem é saber dominar a conversa. Entretanto, numa boa parte das vezes, o grande comunicador é aquele que ouve atentamente e resume a sua opinião de forma concisa e organizada ao final das suas longas audições;
3- Seja diplomático. É claro que um bom comunicador vai ter que estar preparado para opinar e tentar convencer seu público quando bem lhe convir. Mas, infelizmente, num mundo cada vez mais polarizado, manter certas informações e opiniões pessoais para si pode ser extremamente necessário para manter a possibilidade de uma boa comunicação em diversos momentos. Imaginem só, por exemplo, um vendedor petista tendo que convencer um bolsonarista de comprar um carro. Certamente, conversar sobre política durante a negociação não será vantajoso para nenhum dos lados, especialmente para o vendedor...
4- Controle suas emoções e mantenha o bom humor. Manter sua emoção sob controle, independentemente do tumulto que possa ter sido gerado pelo debate é muito importante! Temos visto, por exemplo, que o desgaste do período eleitoral em um país extremamente polarizado tem destruído a comunicação interna em grupos de famílias e de amigos. Saber separar a opinião pessoal, política ou profissional das emoções negativas pode ser não só importante para uma boa comunicação como também ser fundamental para que a manutenção de uma mínima condição de que alguma comunicação possa continuar existindo. Independente do estresse que o debate tenha lhe causado, procure não perder seu humor e respeite a opinião do outro, por mais que ela lhe cause estranheza.
5- Escolha suas palavras com muito cuidado e procure ser claro no que está falando. O estado emocional do ouvinte influencia de maneira muito importante o que está sendo guardado daquilo que está sendo ouvido. Uma mesma mensagem pode ser interpretada de maneiras muito diferentes a depender do tom de voz de quem fala e do estado de humor de quem ouve. Isso deixa um limiar muito tênue para que o ouvinte pegue sua história e a transforme em algo que ela não é.
6- Use seus erros para melhorar. Reconheça contratempos e aprenda com eles. Após toda comunicação importante, reserve um tempo para entender o que foi discutido, o que foi dito, o que foi ouvido e o que foi, de fato, entendido. Tente entender o que pode ser melhorado para uma melhor comunicação no próximo debate.
7- Mantenha-se atualizado. O grau de instrução, leitura e inteligência do indivíduo é diretamente proporcional à sua capacidade de comunicação. Estar atualizado com o mundo é essencial para se comunicar bem. Em especial, em ambientes sociais e do trabalho. Procure saber um pouco de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo. Faça boas leituras. Em especial, de autores sabidamente conhecidos pela sua capacidade de articulação e pela sua inteligência. Procure ler autores que defendam os dois lados opostos de um mesmo assunto.
Seja um bom comunicador. Saber ouvir bem e se expressar bem é fundamental para boas relações pessoais e profissionais. E ter boas relações pessoais e profissionais é essencial para a saúde do corpo e da alma.
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