Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/09/2022 às 08h00min - Atualizada em 17/09/2022 às 08h00min

As diferentes faces do sucesso e papel da comunicação para a realização pessoal

JOÃO LUCAS O'CONNELL

Recebi um texto, esta semana, em que o autor analisava o comportamento da Rainha Elizabeth II, recém falecida, e a partir desta análise, sugeria lições que poderíamos tirar sobre a sua habilidade de comunicação com seus súditos e com o mundo, em geral... O texto contém dicas importantes, ainda mais importantes em meio a um período eleitoral tão conturbado, em que muitos de nós temos extrapolado os  limites de uma comunicação respeitosa... Na semana que vem, discutirei alguns dos pontos que o texto trazia sobre o poder da comunicação da rainha e a relação deste poder com o sucesso que ela obteve em sua vida como monarca. 


Mais do que as dicas recebidas, e que venho tentando assimilar e desenvolver ao longo da semana, o texto me fez refletir sobre a enorme importância da comunicação para o sucesso das pessoas... Em especial, para o sucesso do indivíduo em sua profissão e em seus relacionamentos interpessoais...  Eu conheci muitas pessoas em minha vida até aqui. Conheço pessoas de todos os tipos, crédulos e raças. O contato com o consultório, com pacientes e profissionais de saúde em vários hospitais em que trabalho e trabalhei, com alunos e professores da faculdade de Medicina e com os amigos que convivo e convivi (presencialmente e virtualmente), me permitiram esta alegria de conhecer muita gente ao longo destes anos!
Conheço que obtiveram muito sucesso na vida pessoal, profissional ou financeira. Também conheço muitos que ainda não se sentem realizadas… Em nenhuma delas! Conheço outras que já se sentiram muito realizadas, viveram o sucesso e a realização pessoal... Mas que hoje, não se sentem mais tão felizes…


Acredito que existam vários tipos diferentes de sucesso... Há o sucesso na saúde física, na mental, espiritual, na vida pessoal, familiar, social, profissional, na financeira e em outros aspectos da vida também… Muito provavelmente, o seu grau de sua satisfação e realização pessoal atual vai depender basicamente de uma média da soma de todas estas realizações nos vários segmentos da sua vida. Tanto de suas realizações mais recentes, quanto daquelas mais antigas, guardadas na memória…


E há também uma percepção muito diferente do que é o sucesso, pois ele depende muito da relação entre o que você espera da vida e o que já conseguiu até aqui.


Por exemplo: alguém pode ficar extremamente feliz em conseguir comprar uma moto e outro pode estar se sentindo fracassado por não conseguir comprar um avião… E isto varia para um mesmo indivíduo em diferentes etapas da vida também… Você  já pode já ter se sentido realizado (a) por ter conseguido algo tempos atrás que, nos dias atuais,  já não lhe traz a mesma gratificação…


Enfim… Este tema do que é o sucesso é longo e pode ser assunto para outro bate papo… O artigo de hoje é para destacar uma ferramenta essencial que pode contribuir em várias etapas da realização pessoal de todos: O PODER DA COMUNICAÇÃO!


Pelo menos nos aspectos de sucesso profissional, social e familiar, há poucas ferramentas mais importantes para uma vida de sucesso do que saber se comunicar bem.


Na minha área, conheço muitos profissionais de nível técnico elevadíssimo, que não conseguiram o reconhecimento financeiro e social que merecem pela falta de habilidade de comunicação. Conheço inúmeros  outros, de nível técnico mediano, que são muito reconhecidos pela sua incrível capacidade de comunicação e persuasão... 

Viver é se relacionar com o mundo e com as pessoas. A vida não pode ser plena quando se vive isolado. Para se viver bem, é preciso desenvolver a habilidade da comunicação interpessoal. Também é preciso saber se comunicar consigo mesmo e com o seu corpo e sua mente. Se comunicar bem é uma arte que traz resultados muito positivos. Especialmente se você trabalha com pessoas, você precisa desenvolver sua habilidade de comunicação. Ela é uma das principais ferramentas para o sucesso de alguém! Se não para todos os tipos de sucesso, pelo menos para o sucesso profissional e o social! No artigo da semana que vem, falaremos um pouco mais sobre as ferramentas necessárias para uma boa comunicação. 

 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90