Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/08/2022 às 08h00min - Atualizada em 13/08/2022 às 08h00min

Infarto em pessoas que se cuidam! É possível?

JOÃO LUCAS O'CONNELL

A morte súbita, e relativamente precoce, de um importante empresário brasileiro, praticante de diversas modalidades esportivas de alta intensidade trouxe certa perplexidade ao noticiário e às redes sociais nas últimas semanas. O empresário em questão estava acostumado a participar de treinamentos e competições esportivas, tinha muito acesso à informação de qualidade e, muito provavelmente, mantinha sua dieta e seu check up médico em dia. Assim, muitos se perguntaram: mesmo tomando todos estes cuidados, ainda sim é possível sofrer um infarto? Infelizmente, sim! Qualquer pessoa, principalmente os indivíduos acima de 35 anos, pode sofrer um infarto. Entretanto, é muito importante frisar que os infartos e os derrames cerebrais acontecem muito mais frequentemente naqueles pacientes que possuem os chamados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

 

Na verdade, não sabemos, ao certo, qual a causa da morte súbita do empresário. A morte súbita que ele teve pode ou não ter sido causada por um Infarto Agudo do músculo cardíaco. Chamamos de morte súbita, toda morte que ocorre repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma ou violência, dentro das primeiras 24 horas após o início do quadro clínico que levou ao óbito. Na maioria das vezes, acontece dentro da primeira hora após o sintoma inicial! A morte súbita pode ocorrer em adultos, idosos e também em crianças. Atinge tanto pessoas sãs, como doentes. Pode ocorrer em sedentários, e em atletas. Como tudo acontece muito rápido e sem aviso, o óbito causa ainda mais espanto e sofrimento aos familiares e amigos da vítima, pois não há tempo para preparação psicológica e nem para despedidas... A morte súbita é ainda mais surpreendente quando atinge pessoas aparentemente saudáveis e que se cuidavam bem, fazendo boa dieta, check ups periódicos e que vinham mantendo uma boa rotina de atividade física. 

 

São inúmeras as causas de morte súbita. A maioria das mortes súbitas em adultos e idosos está relacionada a uma obstrução aguda da circulação sanguínea para o coração, pulmão, cérebro ou à ocorrência de distúrbios agudos na “eletricidade” cardíaca. Assim, o Infarto Agudo do Miocárdio, o Acidente Vascular Cerebral, o Tromboembolismo Pulmonar e as Arritmias Cardíacas malignas são as principais causas de mortes repentinas, inclusive daquelas que acontecem durante o exercício físico. Algumas pessoas estão mais predispostas a sofrerem um evento cardíaco súbito. Os pacientes sob maior risco são: os idosos (com mais de 65 anos), diabéticos, renais crônicos, tabagistas, hipertensos, portadores de colesterol elevado, obesos, sedentários, estressados, e aqueles que possuem histórico familiar positivo para eventos cardiovasculares. 

 

Algumas outras situações clínicas também predispõem o indivíduo a um maior risco: ter tido uma infecção importante recente (especialmente a COVID); ter apresentado quadro de inflamação miocárdica recente; indivíduos que estão se recuperando de grandes cirurgias (maior risco de eventos embólicos); indivíduos que nasceram com doenças cardíacas ou sistêmicas congênitas (como a cardiomiopatia hipertrófica e a síndrome de marfan); portadores de outras doenças cardíacas (como a cardiomiopatia chagásica, dilatada ou a estenose aórtica). Entretanto, apesar de que todas estas condições aumentam o risco de alguns indivíduos, isto não impede que um indivíduo jovem, cuidadoso, seja vítima de um evento cardiovascular desastroso e súbito, como o ocorrido com o empresário.  

 

Por fim, vale destacar que o uso de outras substâncias pode aumentar o risco de morte súbita por aumentarem a pressão arterial, a ocorrência de arritmias cardíacas e induzir à hipertrofia ventricular. Assim, os atletas deveriam evitar o uso de energéticos, anti-inflamatórios e outras substâncias como cafeína, efedrina, anfetamina, oxandrolona, nandrolona, stanozolol, clembuterol e testosterona. Todas estas substâncias interferem com o grau de hipertrofia e / ou do ritmo cardíaco e o seu uso pode elevar o risco de um evento fatal. Procure seu médico. Faça uma avaliação física completa com o cardiologista uma vez por ano, principalmente se você planeja iniciar ou aumentar sua atividade física. 

 

Assim, infelizmente, a morte súbita pode acontecer com qualquer um de nós, sem qualquer tipo de aviso prévio. Muitas vezes, não há qualquer sintoma antecedendo o óbito. Mas, algumas vezes, sinais e sintomas de alerta podem estar presentes e a observação destes sinais e sintomas deve levar o indivíduo a procurar auxílio médico para tentar evitar uma catástrofe. Assim, é preciso procurar rapidamente avaliação médica caso você ou um familiar apresentem, no futuro, sintomas como: dor opressiva forte e inédita no peito, falta de ar aos esforços, sensação de “quase desmaios” e taquicardia súbita. Portanto, uma parte dos casos de morte súbita poderia ser prevista (e até evitada) se houvesse o reconhecimento destes sintomas de alerta que pudesse levar o indivíduo à procura por atendimento e aconselhamento médico. 

 

Mantenha uma boa dieta (rica em fibras, legumes, verduras, frutas, carnes brancas, derivados do leite, castanhas e outras oleaginosas); não fume; beba com moderação; controle seu peso e o estresse emocional; verifique periodicamente seus níveis de pressão arterial, glicose sanguínea e colesterol e controle-os; durma bem; seja grato; seja feliz; converse com um cardiologista pelo menos uma vez por ano e faça atividade física moderada 5 vezes por semana (pelo menos 50 minutos cada vez). Apesar destas medidas não garantirem sucesso absoluto na prevenção do infarto ou da morte súbita, estas recomendações são as que mais podem nos ajudar a tentar chegar mais longe na vida! E a chegar mais e melhor... 

 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90