Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 14/06/2022 às 08h00min

Uberaba também foi rebaixado

ALBERTO GOMIDE
A temporada de 2022 do futebol profissional para as cidades de Uberlândia e Uberaba foi simplesmente decepcionante. Os dois clubes que levam o nome das cidades foram rebaixados a divisões inferiores no campeonato estadual. O Uberlândia Esporte, no ano do seu centenário, caiu da Divisão Especial para a Segunda Divisão, ganhando o chamado “presente de grego” para comemorar os seus 100 anos de existência. O Uberaba Sport, que disputou a Segunda Divisão, foi rebaixado à Terceira Divisão, fazendo uma campanha melancólica. Assim, nem o “clássico da tristeza”, com Uberlândia x Uberaba, não acontecerá em 2023. 
A primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (Módulo-II) foi encerrada no sábado passado, mostrando o Uberaba em último lugar, com uma vitória, quatro empates e seis derrotas em onze jogos – 7 pontos. A classificação final da etapa ficou assim: Betim com 20 pontos, Tupynambás de Juiz de Fora 19, Boa de Varginha, o próprio Varginha e o Ipatinga com 17, e ainda o Democrata de Sete Lagoas com 16, classificados para o hexagonal final; Tupi de Juiz de Fora e União Luziense de Santa Luzia com 15, Nacional de Muriaé 12, Aymorés de Ubá 11, Coimbra com 10 e o Uberaba com 7, os dois últimos rebaixados para a Terceira Divisão. 

QUARTAS DE FINAL 
NA COPA DA FUTEL 


A Copa Futel de Futsal (masculino) teve sua primeira edição em 1996. Este ano, com 38 equipes, realiza a sua 25ª edição, sempre promovida pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer. Nesta semana realiza a sua quarta fase (quartas de final), quando ficam definidos os semifinalistas. As oitavas de final (terceira fase) semana passada, ficou assim: Agro Sanju 4x3 Morumbi, Protéticos 6x0 Onlink Telecom, Via Itália/Neo Sport 4x1 Fênix, Araguari Futsal 3x2 Elite Auto Elétrica/Opção Estrela, Praia Clube Sub-17 3x2 Sete Mares/Cardiovida, Provérbio 1x0 Kubanakan, MV Sports 2x0 Café Cajubá e M&M Automóveis 1x1 Saideira (M&M classificado por ter melhor campanha). Os confrontos desta nova etapa são: Agro Sanju x Protéticos, Via Itália/Neo Sport x Araguari Futsal, Praia Clube Sub-17 x Provérbio e MV Sports x M&M Automóveis. 
Por outro lado, a Copa Futel de Futsal (feminino) teve a sua primeira edição em 2003, portanto, este ano, realiza a sua 18ª edição (com 16 equipes). A segunda fase (oitavas de final) ficou assim: Seven/Android Celulares 8x0 Fênix, TNT 6x1 Soccer Girls, Tibery 6x3 Fox e Udi Soccer 2x1 Panthers, Jade Beats 1x3 Via Itália Motors/Neo Sport, Seven/Grupo FGF 12x0 DTC, Atitude Shopping Park 13x1 Atitude Shopping Park Sub-20 e Catalão Futsal 16x0 Divas Dom Almir. A terceira fase – quartas de final, será realizada no próximo domingo com os seguintes confrontos: Seve/Android Celulares x Atitude Shopping Park, TNT x Catalão Futsal, Tibery x Via Itália Motors/Neo Sport e Udi Soccer x Seven/Grupo FGF. 

XV UBER DERROTA 
UBERABA NA COPA 


A Liga Uberlandense de Futebol começou no sábado a fase semifinal da Copa Regional de Futebol Sub-23, envolvendo as quatro melhores equipes da etapa inicial, jogando 1º x 4º e 2º x 3º em confrontos de ida e volta, para definir os finalistas. A surpresa da primeira rodada foi a vitória do XV Uber, de Uberlândia, por 3 a 1 sobre o Uberaba Sport, melhor time da fase preliminar. O jogo aconteceu no Centro Esportivo Airton Borges da Silva e teve atuação excelente do time uberlandense, que vai para o jogo da volta com boa vantagem, partida que será realizada em Uberaba. Na outra partida, o Nacional recebeu o Araguari, em Uberaba, e venceu por 3 a 1, também fazendo vantagem para o jogo da volta. Interessante é que os dois melhores colocados da primeira fase foram derrotados por 3º e 4º, perdendo a vantagem para o segundo confronto. 

TANGARÁ ENCERRA 
A 1ª FASE DOMINGO 


A Copa Empresas de Futebol Soçaite/Society, promovida pelo Tangará Park Club, caminha para o final da primeira fase, que tem 10 equipes em dois grupos. No último final de semana foi realizada a quarta rodada, mostrando Balas Erlan 2x2 Ivan Negócios, Irmãos Kehdi 2x0 Tribanco, DHL 4x2 Dia D Filmes e Limpebrás 4x1 Supermercado D'Ville. Depois dessa rodada, a classificação ficou assim: Chave A – DHL com 12 pontos, Limpebrás e Dia D Filmes com 4, Supermercado D'Ville com 3 e o Espaço Botânico continua sem pontuar; Chave B – Irmãos Kehdi e Guaraná Mineiro com 6 pontos, Ivan Negócios com 4, Tribanco com 3 e o Balas Erlan com 1 ponto. No próximo domingo encerra-se a fase preliminar com esta rodada: Balas Erlan x Irmãos Kehdi, Tribanco x Guaraná Mineiro, Supermercado D'Ville x Dia D Filmes e Espaço Botânico x Limpebrás. A partida entre Tribanco e Ivan Negócios, que foi adiada, também vai acontecer no domingo, fechando todos os jogos da primeira fase. 

FUTEBOL AMADOR 
PERDE PAGANINI 


Faleceu no último domingo (12) o desportista Nelson Martins Paganini (29/03/1935), que teve grande parte de sua vida dedicada ao futebol amador de Uberlândia. Paganini foi árbitro da Liga Uberlandense de Futebol e da Federação Mineira por longos anos, deixando uma relevante folha de serviços prestados ao esporte da cidade. O presidente da LUF, Renato Batista dos Santos, publicou nota oficial lamentando a perda, ressaltando que o futebol amador de Uberlândia está de luto com a morte de um dos mais antigos colaboradores da entidade, tendo exercido a função de árbitro e de representante da LUF por longos anos, acima de tudo com dedicação e honradez. 

LIGA ENCERRA 1ª 
FASE DO AMADOR 


A Liga Uberlandense de Futebol encerra no próximo domingo a primeira fase do Campeonato Amador da Divisão Especial, quando serão definidos os 16 clubes que vão seguir na competição. Vários clubes já estão com vagas garantidas, mas o posicionamento na classificação é importante para a etapa seguinte, o que continua motivando a disputa. A classificação está da seguinte maneira: Tocantins com 25 pontos e América com 23, seguem à frente nos dois primeiros lugares e invictos, seguidos por Voluntários, Unisport e Roda Viva com 18, Santa Luzia com 17, Floresta e Aurora com 15, Dona Zulmira, Vitória, e Santa Mônica com 14 (esses já matematicamente classificados), Tibery e Flamengo com 10, Guará com 9, Canaã com 8, Independente e Rio Branco com 6, Fluminense com 5, Guarany com 4 e o Atlético Industrial com menos 5 pontos. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90