Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 11/06/2022 às 08h00min

Seja a sua melhor amiga, sempre!

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!

Você sabia que, para estar bem, precisa se tornar a sua melhor amiga e resolver todos os conflitos internos, que minam a sua realização pessoal? Aprenda a estar do seu lado, sempre!

Leiam esse texto com as dicas que a nossa consultora e psicóloga, Eliana Alves Pereira,  nos ajudou a desenvolver, justamente para orientar aquelas que ainda não têm elas mesmas como sua melhor amiga.

A família e seus amigos consideram você uma pessoa boazinha, disposta a ajudar sempre. Mas, numa autoavaliação rápida, você sabe por que se comporta assim?

Sempre dizendo sim sim, mesmo sem poder?  Se for por ter medo de dizer “não” e perder o carinho de todos, alto lá! Melhor rever os seus sentimentos para conseguir colocar-se em primeiro lugar e, fazendo assim, ainda conquistar o respeito de todos. Para reverter a situação, é preciso afirmar os seus interesses  e ser assertiva naquilo que acredita, ou seja,  dizer tudo com firmeza.

“Você tem de saber se  comunicar, falar o que pensa (seja positivo ou negativo) na hora certa e da maneira correta”, diz a profissional. “Mas não confunda assertividade com agressividade. Se o que você tem a dizer é desagradável, escolha o momento ideal para não gerar conflitos desnecessários”.

“A pessoa assertiva é transparente, fala o que pensa com naturalidade e coloca-se aberta para críticas. Ser assertiva, portanto, compreende aceitar a si mesma, reconhecer os próprios limites e potenciais, e dispor-se a enfrentar o medo da rejeição. É necessário estabelecer seu espaço sem depender da aprovação alheia. A tarefa não é fácil, e nem  simples, mas tudo é questão de treino para expressar o que você deseja de forma clara e objetiva, controlando suas emoções e mostrando-se menos submissa”.

DIGA NÃO 
“Falar esta palavrinha mágica, não traz muitas coisas boas. Além de adquirir respeito e defender os próprios interesses, você transmite a imagem de honestidade, já que ninguém pode estar de acordo com tudo o tempo todo. No entanto, uma negativa deve vir acompanhada de uma explicação. Assim você demonstra que conhece as suas prioridades e também respeita o outro”, finaliza a psicóloga.

Bom fim e boa semana!

Fonte: Cláudia Abril


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90