Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/10/2021 às 08h00min - Atualizada em 30/10/2021 às 08h00min

O que é Doença Falciforme?

TÚLIO MENDHES

Não é todo mundo que sabe quais são os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos da Doença Falciforme. Ressaltando que essa é uma doença hereditária e mais prevalente no Brasil. Estima-se que de 60 a 100 mil pessoas vivam com a doença. 

Para começar, a Doença Falciforme é uma doença hereditária causada por uma mudança no gene da hemoglobina. Essa alteração genética diz respeito à hemoglobina anormal, chamada hemoglobina “S”, que é produzida no lugar da hemoglobina normal, a hemoglobina “A”, presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença. 

A hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Ela está presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que são as hemácias. Que por sua vez são células flexíveis e arredondadas que transitam por todos os vasos sanguíneos do organismo, sendo encarregadas de levar o oxigênio ligado à hemoglobina. Acontece que quando surgem alterações na hemoglobina podem-se gerar anormalidades nas hemácias comprometendo sua função de transportar o oxigênio. 

A hemácia muda o seu formato arredondado para o formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio. Isso pode causar obstrução de vasos e má circulação do sangue (micro infartos) em diversos órgãos, que desencadeiam crises de dores e comprometimentos progressivos de diversos órgãos. Importantíssimo saber que a Hemoglobina S pode aliar-se a outras anormalidades da hemoglobina, como as C, D e Beta Talasemia, gerando outras condições, todas elas sintomáticas. 

E falando em sintomas, os mais comuns são: anemia, febre, crises de dor, icterícia (olhos amarelos) e risco aumentado de infecções. As crianças menores de dois anos sentem dores e inchaço nas mãozinhas e nos pés. Já nos menores de seis anos é “comum” o inchaço do baço chamado de sequestro esplênico. Mais tarde na adolescência e fase adulta é “comum” a ocorrência de alterações no funcionamento dos pulmões, rins e no coração. Contudo, todos esses sintomas podem ser controlados com o tratamento adequado. Portanto, existe sim a possibilidade de minimizar possíveis sequelas.

Por isso é extremamente importante a realização do teste do pezinho realizado na triagem neonatal, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida. Esse teste é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para as crianças acima de quatro meses e os adultos que não realizaram o teste do pezinho, o diagnóstico é feito através de um exame chamado Eletroforese de hemoglobina.

O tratamento adequado baseia-se na prevenção da doença, como manter em dia o calendário de vacinas. Para tratar as crises de dor é feita a administração de analgésicos e hidratação, podendo ser realizadas em casa ou na unidade de saúde dependendo da gravidade. Para as demais complicações, a pessoa deve procurar prontamente o serviço de saúde. Lembrando, a Doença Falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada pessoa. Uns têm apenas sintomas leves, outros apresentam sinais e sintomas de maior gravidade que podem reduzir a expectativa de vida.

O SUS oferta gratuitamente opções para o diagnóstico e tratamento, inclusive o transplante de medula para pacientes que demandam dessa conduta médica. Dentre os medicamentos que podem ser acessados gratuitamente nas unidades de saúde estão: ácido fólico, analgésicos, anti-inflamatórios, quelantes de ferro, imunobiológicos especiais e antibioticoterapia. Também está disponível o exame preventivo de Doppler Transcraniano que identifica o risco de AVC em pessoas de 2 a 16 anos.

Todos os estados brasileiros possuem pelo menos um centro especializado para atender a pessoa com Doença Falciforme. É muito importante que tanto as famílias quanto o paciente sejam bem orientados para que todas as possíveis alterações sejam detectadas precocemente para serem tratadas. Bom, pra hoje é isso, até o próximo sábado.

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90