Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/08/2021 às 08h00min - Atualizada em 28/08/2021 às 08h00min

O que faz um psicólogo e como ele pode lhe ajudar?

TÚLIO MENDHES
O ritmo desenfreado da nossa sociedade totalmente materialista provocou sérias mudanças de valores sem se preocupar com a individualidade do SER, mas alimentando a fome insaciável do TER. Já foi demonstrado em diferentes estudos que mais de um quarto dos adultos apresentam algum problema, como depressão, ansiedade ou qualquer outro transtorno.
 
Paralelamente às facilidades desse mundo moderno, também conseguimos notar os sintomas da ansiedade, angústia, a falta de sensação de realização pessoal, a baixa autoestima e irritação. Em casos mais sérios, nascem patologias como a depressão, Síndrome do Pânico, TOC, hiperatividade, Déficit de Atenção, distúrbios alimentares, distúrbios de personalidade, esquizofrenia, entre outras. Além disso, existe o uso de substâncias que podem causar debilidades físicas e emocionais.
 
Mas para conseguirmos compreender, respeitar, ajustar, mudar nosso comportamento e emoções, temos um profissional que, honestamente acredito que todas as pessoas deveriam procurá-lo para lidar com os sentimentos, traumas e crises, organizando assim as gavetas de suas saúdes mental.
 
Acredito que você já descobriu de quem estou falando?
Pois é... o psicólogo, um ser iluminado e singular que contribui em várias áreas do conhecimento, possibilitando em cada departamento uma gama infinita de descobertas sobre nós e nosso comportamento, ou sobre nós e nossas relações.
 
No final do século XIX, surgiu a novíssima Psicologia Moderna. Segundo a Declaração de Strasbourg sobre a Psicoterapia de 1990 “…é uma disciplina científica independente, o que na prática representa uma profissão independente e livre. A multiplicidade de métodos psicoterapêuticos está assegurada e garantida. Portanto, há muitos tipos específicos de psicoterapia, cada um com sua própria abordagem. O tipo de psicoterapia que é certo para você depende de sua situação individual. Também é possível encontrar outros nomes como terapia da conversa, aconselhamento, terapia psicossocial, ou, simplesmente, terapia”.
 
Afinal, o que faz um psicólogo?
De forma resumida e meio redundante, assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da nossa mente. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as nossas questões internas, que refletem em nosso comportamento. O psicológico, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem nos prejudicar, acarretando numa vida frustrada. Ou seja, o psicólogo nos ajuda a superar situações difíceis ou problemáticas em nossas vidas. O psicólogo aplica métodos científicos para compreender a psique humana, buscando entender, por meio de modelos comportamentais, nossas ações e sentimentos, atuando também no tratamento e prevenção de doenças mentais e para a melhoria da nossa qualidade de vida.
 
Como ele pode lhe ajudar?
O infinito do horizonte, a profundeza dos oceanos e o abismo do precipício: esta poderia ser a descrição de uma paisagem ou ambiente, mas são cenários que elucidam a mente humana, que é considerada um lugar sem restrições.
 
Qual o objetivo de ir ao psicólogo? A resposta é muito simples uai: É a psicoterapia que vai nos ajudar a superar situações difíceis e problemáticas, sobretudo, com as complexidades dessa sociedade maluca que vivemos. Baseada no diálogo e na relação entre paciente e psicólogo, a psicoterapia oferece a oportunidade de falar abertamente com alguém neutro. E, importante, sem julgamento a respeito de questões que nos afetam, com o intuito de solucionar crises íntimas, e nos sentirmos melhores gradativamente.
 
Concluindo... é o psicólogo que pode auxiliar que descubramos nossas necessidades, traçar metas e objetivos, juntos clareando o equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas: familiar, pessoal, intelectual, profissional e afetiva. Qualquer faixa etária, gênero, etnia, classe social podem ser beneficiados pelo trabalho desse importantíssimo profissional. Mas se ainda achar que não é sua hora, aguarde o momento. Toda mudança exige força de vontade, bem como uma mente aberta para ouvir conceitos novos e disposição para experimentar desafios.

Portanto... para todos os meus psicólogos ao longo de 30 anos: Vocês conhecem como ninguém o meu mundo pessoal e existencial! Obrigado pela sua dedicação e complexo trabalho que desempenham... Reverencio a dedicação e o compromisso demonstrados por todos vocês – 27 de agosto de 2021 #DiaDoPsicólogo.
 
 
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90