Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/08/2021 às 08h00min - Atualizada em 21/08/2021 às 08h00min

Você sabe o que é ter saúde?

TÚLIO MENDHES
Divlgação
Pois bem... a coluna de hoje tem o objetivo de compartilhar algumas sugestões e conclusões para essa pergunta tão importante.

A primeira coisa que precisa ficar bem claro é que saúde não se trata somente da ausência de doenças. Saúde vai além, afinal uma pessoa completamente saudável é a que mantém um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Uma pessoa saudável mantém boa relação com as pessoas a sua volta, tem uma rotina leve, equilíbrio emocional e que sabe sorrir! Ou seja, saúde não se trata apenas de estar livre de problemas ou doenças, mas também ter uma rotina leve, boas relações com as pessoas e principalmente equilíbrio emocional.

Ter saúde é a soma de hábitos, que resultam a ausência de problemas, possibilitando uma boa relação com o seu interior. Aliás, ter um bom emocional é imprescindível para que se tenha saúde. Afinal, uma pessoa pode não ter nenhum sintoma físico, mas aparenta ter uma saúde de ferro, porém se ela se sente isolada, por exemplo, e não tem um estilo de vida saudável, com certeza sua saúde mental fica comprometida.

Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Todos estes elementos constroem a tão falada e almejada “qualidade de vida”, que impactam diretamente na maneira como a vida é levada.

Bom... estabelecido que ter saúde é um conjunto de hábitos que, somados, resultam a ausência de problemas de saúde física... precisamos lembrar também que a percepção do conceito de qualidade de vida, também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Desse modo, é fácil perceber a necessidade da análise do corpo, da mente e até mesmo do contexto social que, funcionam como uma espécie de termômetro para conceituar melhor o nosso estado de saúde.

Mas vem cá... você sabia que manter uma vida fisicamente ativa promove benefícios tanto na prevenção, quanto no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer? É exatamente isso.

Por isso a prática de atividade física deve ser incentivada em todos os momentos da vida, pois traz muitos benefícios para a saúde. Portanto quanto antes iniciar, melhor. Por exemplo, você pode fazer atividade física no seu tempo livre, enquanto se desloca a pé ou de bicicleta, no seu trabalho e até mesmo nas tarefas domésticas. Afinal, colocar o corpo em movimento ajuda a melhorar o humor, os sintomas da ansiedade, os quadros de depressão e também o estresse. Além disso, a atividade física protege e melhora o sistema imunológico, fortalece os ossos e músculos, evita problemas nas articulações, melhora a flexibilidade, a capacidade funcional. As atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina. Enfim... existem muitos tutoriais de prática de exercício físico, meditação, dietas adequadas... tudo sem precisar pagar aquela mensalidade absurda das academias.

Mas nem só de exercício físico vive o homem... afinal precisamos nos alimentar, inclusive tem uma expressão que diz: “nós somos o que comemos”. Seguindo essa linha de raciocínio, fica bem clara a necessidade da adoção de uma alimentação balanceada, principalmente alimentos naturais como frutas, legumes e verduras. Outro fator que soma a alimentação adequada é manter distância dos tentadores produtos gordurosos e dos enlatados.

Algumas orientações que somam muito a qualidade de vida, que por sua vez significa ter saúde... é ter uma boa noite de sono, beber no mínimo 2 litros de água por dia, e ficar longe de cigarros e bebidas alcoólicas. Além do mais, para o favorecimento de um bem-estar eficaz, potencializando o estado de uma pessoa saudável, é importante ter mais tempo para os amigos e familiares, ter momentos de lazer, além de estar em contato constante com seu médico, fazendo exames indicados por ele – aquele famoso check-up.

Concluindo... Saúde diz respeito quando vivemos em equilíbrio com o nosso corpo, mente e espírito.


Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90