Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/12/2020 às 08h00min - Atualizada em 29/12/2020 às 08h00min

Neto segue com futsal na Itália

ALBERTO GOMIDE
O jogador Dovenir Domingues Neto (foto), que começou a carreira no futsal na sua cidade natal, ainda menino, se destacou na modalidade pelo Praia Clube, de onde saiu para jogar em grandes clubes brasileiros e mais tarde no exterior.

Neto conquistou importantes títulos na carreira, inclusive pela Seleção Brasileira. Em 2012 viveu um dos melhores momentos, sendo eleito o melhor jogador de futsal do mundo. Em 2018, o uberlandense se aposentou como jogador profissional e retornou a Uberlândia para ficar com a família e cuidar da saúde.

Em 2020, o Praia Clube, após 9 anos, retornou à Liga Nacional de Futsal. Neto foi chamado para fazer parte da equipe que estava sendo formada para a LNF e retornou assim ao futsal profissional brasileiro. Foi inclusive o destaque da equipe e teve participação positiva na melhor campanha do Praia em todas as edições que participou da competição. Marcou quatro gols, deu cinco assistências e teve a melhor média de desarmes ao longo da competição, 20,8 por partida.

Encerrada a Liga Nacional, o fixo Neto, de 38 anos, recebeu proposta de um clube italiano, e resolveu dar sequência na prática do futsal profissional. Acertou com o Signor Prestito, que disputa a Série A italiana, sendo esta a primeira temporada de Neto na Itália. Neto já havia recebido outras propostas para continuar no futsal profissional.

Neto viaja para a Itália, mas existe a possibilidade de voltar a defender o Praia na próxima LNF, uma vez que o campeonato italiano se encerra no mês de junho. Vai depender evidentemente de acertar detalhes para novo contrato.

O Signor Prestito CMB Matera está na nona colocação da Série A 2020/21. Além de Neto, o clube italiano tem outros cinco brasileiros: o goleiro Miguel Weber, os alas Ramón Ardite e William Rocha, e os pivôs Well Pereira e Wild.

O Conselho de Administração da Divisão de Futsal da Itália, reunida em Roma, definiu a composição da Série A 2020-2021 masculina com 14 equipes, com o CDM Genova em primeiro lugar no ranking.
O Praia Clube retornou à Liga Nacional de Futsal em 2020, nove anos depois da última participação. E fez história. Com o fixo Neto no time, avançou pela primeira vez às oitavas de competição e, ainda, chegou às quartas. A continuidade do projeto time de Uberlândia foi confirmada para a próxima temporada, com a promessa de um elenco ainda mais competitivo.

A LNF 2020 teve o início e o formato de disputa alterados por conta da pandemia de Covid-19. Com três grupos regionalizados, os cinco melhores de cada chave avançavam para as oitavas, além do sexto melhor no geral.

Após um início ruim, o Praia encontrou o caminho das vitórias e reagiu na competição. Na primeira fase, terminou na terceira colocação do Grupo A com 16 pontos, atrás apenas de Magnus/Sorocaba e Corinthians, que se tornariam finalistas da competição.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.




 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90