Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2020 às 09h00min - Atualizada em 04/10/2020 às 09h00min

Plantinhas em casa fazem diferença na sua saúde, sabia?

ANGELA SENA PRIULI

Ficar tanto tempo em casa nesse ano de pandemia estimulou muita gente a reformar os ambientes, adaptar a sala para trabalhar, a sacada do apartamento para as crianças, e uma das coisas que aumentou muito nos lares foram as plantas. Afinal, precisávamos de alguma "natureza" mais perto.

Mas o que você precisa saber é que essas plantas não deixam sua sala mais charmosa apenas... elas têm papéis importantes na saúde física, mental e do planeta. Bora entender isso!

Uma vez que as pessoas passam de 80% a 90% do tempo em ambientes fechados, o ambiente interno é muito importante para sua saúde. Como as plantas de interior fazem parte de um ambiente mais natural, um grupo de pesquisadores publicou uma revisão de vários estudos científicos, em 2018, trazendo um resumo abrangente do papel e da importância das plantas na saúde e no conforto humano de acordo com os quatro critérios a seguir: fotossíntese; transpiração; efeitos psicológicos; e purificação.

A fotossíntese e a transpiração são mecanismos importantes para as plantas e são as funções básicas que mantêm os ciclos do carbono e do oxigênio na natureza. Além de tudo, tem potencial de inspiração para as atividades humanas que as pessoas muitas vezes ignoram como, por exemplo, a aplicação de painéis solares (que usam a energia do sol para produzir nossa própria energia - mecanismo inspirado na fotossíntese das plantas). Por outro lado, os telhados e fachadas verdes podem ser uma boa estratégia para vivermos melhor em tempos de mudanças climáticas, pois a transpiração das plantas verdes é uma das maneiras naturais de diminuir temperaturas.

Quando a energia radiativa absorvida é menor do que a energia necessária para a transpiração, a temperatura da planta vai cair, resfriando a temperatura ambiente. As evidências sugerem que durante o dia, a temperatura do ar sob uma árvore é mais baixo do que no espaço circundante, enquanto o ar noturno a temperatura abaixo de uma árvore pode ser ligeiramente mais alta do que a área ao redor.

E agora chegou a vez de contar como essas parceirinhas verdes nos alegram! Foi demonstrado que as plantas de interior têm efeito psicológico inconsciente indireto no desempenho da tarefa, na saúde e nos níveis de estresse. A maioria dos estudos descobriu que as plantas de interior reduziram nervosismo ou ansiedade e que elas têm o potencial de reduzir o estresse. Alguns pesquisadores relataram que plantas de interior melhoraram até mesmo a produtividade de nosso trabalho e nosso humor.

Agora vamos a uma lenda: as plantas de interior podem atuar como purificadores do ar interior, sendo uma forma eficaz de reduzir os poluentes interiores para reduzir a exposição humana. Essa afirmação feita até mesmo pela NASA, há algumas décadas, foi desmentida por um estudo bem recente, de 2020, que mostra que sim, as plantas têm esse potencial, mas que precisaríamos ter uns 1000 vasos de plantas para ser eficiente realmente. De toda forma, já dei razões suficientes para fazer uma florestinha no seu lar, doce lar.

Em um outro dia contei a vocês que ter um hobbie traz muitos benefícios à saúde. Então, que tal unir o hobbie do cultivo às plantas de casa e dar um carinho para sua família nesse momento em que saúde tem sido um desejo da humanidade? Mais verde, por favor!
 
Fonte: Deng, L., Deng, Q. The basic roles of indoor plants in human health and comfort. Environ Sci Pollut Res 25, 36087–36101 (2018).
Cummings BE, Waring MS. Potted plants do not improve indoor air quality: a review and analysis of reported VOC removal efficiencies. J Expo Sci Environ Epidemiol. 2020 Mar;30(2):253-261.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90