Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/02/2020 às 08h00min - Atualizada em 22/02/2020 às 08h00min

Cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais!

KELLY BASTOS (DUDI)

Bom dia, gente!

Ah, o tempo é indomável! Mesmo que tivesse 36 horas, um dia ainda seria pouco para a quantidade de coisas que precisamos fazer diariamente!" Ou não?

O universo feminino é um emaranhado de papéis, atividades e responsabilidades, e a sensação é essa mesmo: “nunca vou conseguir administrar direito o tempo e dar atenção a tudo o que é preciso. Quantas mulheres você conhece que padecem de culpa por ter abdicado do tempo com os filhos, com a família ou os amigos com a justificativa de precisar produzir mais, trabalhar mais, ser melhor remunerada?

Se você não tem esse sentimento, maravilha para você, mas essa é uma falácia que atormenta a vida de boa parte das mulheres e traz sentimentos de frustração, culpa, sofrimento, que é a ideia equivocada de que seria preciso abrir mão de uma área da vida para atingir a plenitude em outra. É bem comum ouvir das mulheres: “Eu não faço academia porque não tenho tempo”, “Eu gostaria de fazer aquele curso sobre administração financeira, mas não tenho tempo”, “Seria ótimo encontrar minhas amigas, mas preciso trabalhar, não tenho tempo…”

Se você se identificou com isso, não se preocupe. Algumas dessas frases eu já utilizei também e não se admire se eu lhe disser que boa parte das mulheres que trabalham replicam esse tipo de justificativa para não fazer aquilo que já sabem que deveriam fazer! O que está por trás disso? Em primeiro lugar, é não ter consciência de que mesmo quando não escolhe não ter tempo para isso ou aquilo, a pessoa está, na verdade, elegendo inconscientemente como usar o seu tempo. Em segundo lugar, quando diz “não tenho tempo”, você está definindo o que é prioridade para você naquele momento da sua vida. Explico: quando você diz “não tenho tempo para cuidar da minha alimentação”, você está consciente ou inconscientemente dizendo a si mesma que essa não é uma prioridade para você naquele momento (e pode não ser nunca!).

Você pode me dizer, “mas, Dudi, eu sei que é importante cuidar da alimentação, eu até vejo na internet algumas coisas sobre isso!” Sim, eu venho dizendo há tempos que não existe fazer gestão do tempo, o que existe é fazer a gestão da sua própria vida! Se você ainda não se deu conta, o tempo é hoje um dos – senão o maior – dos nossos ativos. Todos os dias e a cada minuto estamos perdendo um pouco dos nossos dias, estamos diminuindo um ponto na escala da vida. Não nos damos conta disso porque simplesmente não paramos para refletir sobre, porém, é forte e significativo quando finalmente percebemos como estamos gerindo nossa vida e como estamos deixando a vida escorrer pelos dedos, enquanto tentamos, em vão, conciliar os vários papéis que temos de desempenhar. Por outro lado, não adianta encher o dia com tantas atividades que mal sobra tempo para fazer aquilo que é de fato importante, que dirá para ter tempo livre. Pessoas ocupadas demais não têm tempo para viver! Menos ainda para produzir. E pessoas ocupadas geralmente ocupam seus dias com atividades rotineiras, ou seja, aquelas atividades que precisamos fazer de qualquer jeito, mas que não estão necessariamente nos conduzindo à realização dos nossos sonhos, a uma vida plena, e nesse momento preciso ser clara com você! A lista de tarefas nunca vai terminar! Se existe uma verdade que precisamos admitir para melhor viver é que as nossas atividades, nossas tarefas nunca, mas nunca mesmo, terão fim! Não adianta pensar que no dia em que você fizer exatamente 100% de tudo o que foi planejado você estará livre do fantasma do (mau) uso do tempo.
 
Então, o que funciona?
Mais do que fazer uma lista de tarefas diárias do que é importante e urgente, para ter domínio do tempo, é preciso identificar como usar o tempo a nosso favor, em benefício daquilo que realmente fará sentido para nossa vida, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Nesse sentido, um dos principais pontos a considerar é que ter uma vida sistêmica é essencial é viver em equilíbrio e harmonia com todos os pilares da nossa existência. Como assim, Dudi? Não adianta produzir muito no trabalho se você não tem tempo para seus filhos, para seus pais e irmãos, para o companheiro, para cuidar de si mesma ou para estar com as amigas.

A vida é o que acontece de segunda a sexta, o problema é que a maioria das pessoas vive somente uma ou duas áreas da sua vida durante a semana e quer “ser feliz” somente nos finais de semana, quando vai buscar satisfazer ou dar espaço a tudo o que não fez durante a semana por estarem envolvidas com um ou dois pilares somente – o profissional ganhando disparado. E isso quando faz! Segundo a psicóloga Eliana Alves Pereira, nossa consultora, “Muitas são as situações que demonstram como a falta de equilíbrio pode comprometer mental e emocionalmente uma pessoa. Quando a pessoa entra num espaço desse aí, ela reduz drasticamente a produção de emoções positivas, daí decorrem o estresse, a ansiedade, diversos tipos de doenças físicas e emocionais. E se isso acontecer, você afastou completamente a possibilidade de ser produtiva”.

“Quando eu afirmo que desenvolver as habilidades da inteligência emocional é essencial para a mulher, é justamente por constatar que a angústia, a ansiedade, a frustração, o descontrole emocional decorrentes dessa pressão constante, desse “excesso de tarefas”, fazem a pessoa perder energia, tornando-se uma pessoa menos produtiva e, consequentemente, demorando mais para realizar tudo o que tem de realizar”. Ela diz: “Eu posso afirmar, observando além dos meus próprios resultados antes e agora, também os resultados das pessoas com as quais convivo, das minhas coachees (clientes), o que me faz ter isso como certo: ser uma viciada em trabalho e fazer disso uma prioridade na sua vida não vai te fazer mais produtiva, ter uma vida em equilíbrio, sim!” “Uma das soluções para essa questão é transformar sua agenda numa agenda sistêmica, à qual seja possível destinar tempo para todas as áreas da sua vida ao longo da semana e, obviamente, gerar momentos de felicidade, satisfação e conexão com as pessoas que são importantes para você. Logicamente, não ao mesmo tempo, não no mesmo dia, mas de forma importante, que você possa distribuir atividades pontuais ao longo da semana que, só para constar, tem 7 dias, ou seja, é decisão sua viver só no fim de semana, em 2 dias, ou viver os 7 dias que você merece!”

Hoje você entendeu como a falta de equilíbrio e o excesso de tarefas desnecessárias afetam nossas emoções e nossas percepções e, por consequência, afetam (e muito!) a nossa produtividade, prejudicando a nossa velocidade de execução e os resultados que podemos obter na vida pessoal e profissional? Finalizando, a psicóloga orienta: “O meu convite é para que você se dê o benefício da dúvida ao construir uma agenda sistêmica, abrindo espaço para experimentar os benefícios de ter uma vida equilibrada. Uma boa maneira de começar é estabelecendo um ritual diário de produtividade”. Ao estabelecer seu ritual diário de produtividade, defina a hora de acordar, a hora de começar a trabalhar, a hora de fechar o trabalho e a hora de descansar. Quando estiver no trabalho, esteja presente a isso, elimine as distrações. Quando encerrar o expediente, encerre-o de verdade! Estabeleça um horário certo para isso e, quando for o momento, feche o trabalho e vá viver os outros pilares da sua vida, deixando o trabalho no lugar onde ele deve ficar. E aí, quando estiver vivendo as outras áreas da sua vida, permita-se dedicar um tempo de qualidade a isso, ou seja, esteja 100% presente ao que você está fazendo, não importa se você está na academia, na igreja ou brincando com seu filho. E, se surgirem pensamentos com coisas a fazer, faça uma anotação no celular ou na sua agenda e retorne imediatamente à atividade que você elegeu priorizar. Eu lhe garanto que seu senso de satisfação e sentido na vida vão melhorar consideravelmente! ”, conclui a psicóloga!

Boa semana!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.













 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90