Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2018 às 17h09min - Atualizada em 11/12/2018 às 17h09min

Família, tradições e saúde

Família, tradições e saúde

Ontem foi celebrado o Dia Internacional da Família e para associar aos nossos temas em saúde, ninguém melhor que uma médica da família. Por isso, quem vai lhes contar um pouco dos impactos da convivência com aqueles que você ama em seu bem-estar físico e mental é a Dra. Mariana Salomão Daud (FOTO), que é especialista em Medicina da Família e tem se dedicado também à Medicina do Estilo de Vida.

A família é o berço dos nossos hábitos, bons ou ruins. Observo com grande alegria a busca das famílias por hábitos de vida que garantam a saúde de todos os seus membros e vejo que quando as mudanças acontecem em casa é sempre mais fácil e duradouro. Acredito que existem diversas formas da traduzir praticas saudáveis em hábitos usando as tradições. Uma tradição é comumente definida como a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento.

Meg Cox, autora de “The Book of New Family Traditions”, define as tradições familiares como “qualquer atividade que você propositalmente repita junto como a família que inclui atenção intensificada e algo extra que a eleva acima das rotinas comuns”. Tradições, quando feitas corretamente, emprestam “uma certa magia, espírito e textura para nossas vidas cotidianas”.  

Longevidade & Família

Ikaria, uma ilha na Grécia, possui uma das populações mais longevas do planeta, a expectativa de vida é 10 anos a mais que a população da Europa ocidental e possuem 2,5 nonagenários (pessoas com mais de 90 anos) a mais que os Estados Unidos. Para essa população, o relacionamento familiar é um dos pilares de maior impacto e os demais hábitos são potencializados pelos costumes das famílias, como a alimentação baseada em plantas e sempre com moderação, o movimento corporal constante como rotina, o sentido de propósito de vida e pertencimento, além do consumo moderado de bebida alcoólica. 
Nessa época do ano é fácil refletirmos sobre nossas tradições em família, como é gostoso reunir todos ao redor da mesa e nos deliciarmos com as tradicionais comidas natalinas. Esses momentos são uma forma de firmar uma ligação e celebrar essa união de maneira única e duradoura. 

Hábitos de pais & filhos

Existem diversos estudos científicos que relacionam as tradições familiares com os hábitos dos jovens e adultos. Charlotte J.S.De Backer, pesquisadora belga, relacionou a frequência com que os universitários cozinham para si mesmos ao costume das mães, pais e avós cozinharem com os filhos na infância, e observou que essa relação é positiva. A frequência com que a mãe cozinha com os filhos aumentou a frequência dos jovens cozinhando para si mesmos quando adultos, além de haver uma correlação com as receitas praticadas pela mãe e pelos filhos.

Dia da Família

Te convido hoje, em comemoração ao dia da família que foi ontem, a refletir sobre suas tradições familiares atuais e passadas. Como tem sido esses momentos “mágicos” em família? Estão mantendo padrões de tradição que irão trazer a saúde física e mental?  Podemos criar tradições de saúde em nossas famílias: costumes que nos levem a união pelo esporte ou por uma simples caminhada matinal aos domingos, que nos remetam a momentos de relaxamento e mindfulness ao contemplar os pássaros do bairro ou até criar um hobbie em família de cozinhar receitas coloridas com as frutas e verduras preferidas, ou simplesmente  um jogo de tabuleiro no domingo à tarde. 

Nesse mundo corrido e cheio de atrações, essa é uma oportunidade de agarrar um tempo precioso com as pessoas que você mais ama, saboreá-las e realmente celebrar a família. Vamos manter tradições saudáveis que fortalecem a família e criem memórias incríveis em todos os membros. Essas oportunidades trarão conexões mais profundas e hábitos de vida saudáveis para toda família.  
Que em nossas resoluções de Ano Novo possamos incluir tradições em saúde com nossas famílias para que vivamos por muito tempo juntos e saudáveis! 

Fontes:
- Meg Cox, The Book of New Family Traditions, 2003
- Pietri et al. An old clue to the secret of longevity. Nature volume 544, page 416. 2017
 - Backer, C.  Family meal traditions. Comparing reported childhood food habits to current food habits among university students. Appetite Volume 69,  Pages 64-70. 2013
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90