Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/11/2017 às 18h30min - Atualizada em 14/11/2017 às 18h30min

Indústria inovadora

OLAVO MACHADO JUNIOR* | LEITOR DO DIÁRIO

Belo Horizonte se consolida, cada vez mais, como a capital brasileira do conhecimento. Participamos, na última semana, com enorme sucesso, da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), realizada no Expominas. Organizada pelo Governo de Minas Gerais e com participação maciça da indústria mineira e do Sistema FIEMG, a FINIT mostrou como boas ideias, com o apoio certo, podem se transformar em negócios que geram desenvolvimento econômico e grandes oportunidades para milhões de pessoas.

É esse apoio que o Sistema FIEMG oferece à indústria mineira por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI-MG, localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte - um dos destaques da FINIT. Em um ambiente com infraestrutura e cientistas preparados para criar um laço definitivo entre pesquisa e necessidades das empresas do estado, o CIT reúne três Institutos de Inovação (ISI) ..

Com 120 mil m² de área e quase 30 mil m² de construção, o CIT abriga também o Laboratório Aberto SENAI FIEMG, apresentado na FINIT com o Lab Truck, uma unidade móvel da unidade. O espaço voltado para o empreendedorismo e para o desenvolvimento criativo se destaca entre os melhores da rede SENAI em todo o Brasil.

O ambiente criado pelo Sistema FIEMG no CIT consolidou a sua vocação para abrigar ideias e pessoas voltadas para a inovação e para a tecnologia. A instalação de empresas no campus, em busca desse ambiente inovador, propicia o desenvolvimento de produtos de alta intensidade tecnológica. Também no CIT está instalado o escritório de engenharia da Embraer, onde são projetados partes, componentes e peças das aeronaves mais modernas do planeta.

Em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e contando também com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sistema FIEMG investe cerca de R$ 150 milhões no CIT. Administrado pela entidade desde 2011, o Centro integra o Sistema de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (SITE), que criamos para fortalecer e agregar valor aos produtos da indústria mineira. A proposta é construir uma sólida ponte que una a pesquisa acadêmica às empresas.

O SITE lidera, de forma coordenada, uma rede de 14 centros de pesquisa e desenvolvimento nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Itaúna, Santa Rita do Sapucaí, Santo Antônio do Monte, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Nova Serrana, Ipatinga e Cláudio. Juntos, eles apoiam setores fundamentais da indústria mineira, como eletroeletrônico, moda, design, construção civil, fundição, metrologia, metalmecânico, calçadista, moveleiro, alimentos e bebidas.

Na FINIT, uma série de soluções desenvolvidas em unidades que integram essa rede de inovação e tecnologia foi apresentada a empresários, pesquisadores e investidores. Como destaques do ambiente de inovação e empreendedorismo mineiro, o Sistema FIEMG também apresentou na Feira os projetos P7 Criativo e FIEMG Lab.

O FIEMG Lab é o primeiro programa de aceleração de startups de uma Federação das Indústrias no país. A proposta é encontrar ideias disruptivas que transformem a economia mineira por meio da agregação de valor ao que é produzido em nosso estado.

O P7 é a primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais, uma parceria entre Sistema FIEMG, Governo do Estado, Sebrae Minas e BNDES.

O que vimos e apresentamos na FINIT, que recebeu mais de 75 mil visitantes, simboliza o esforço contínuo realizado pelo Sistema FIEMG, em parceria com a CNI, com as indústrias e com os sindicatos que as representam, para criar em Minas Gerais um ambiente inspirador e propício ao desenvolvimento de produtos com inteligência e valor agregados. Nesse sentido, contamos com o fundamental apoio do poder público, especialmente representado pelos governos estadual e federal. Será assim, com a união de todos e com a participação ativa da sociedade, que construiremos o futuro que projetamos para o Brasil, com geração de riqueza e qualidade de vida.

(*) Presidente do Sistema Fiemg

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90