Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/10/2024 às 15h31min - Atualizada em 17/10/2024 às 15h31min

Estudante é preso suspeito de importunação sexual na UFU

Vítima flagrou o suspeito fazendo gestos obscenos em uma sala de aula; ele foi detido pela segurança da universidade e levado à delegacia

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Caso foi registrado no campus Santa Mônica | Foto: Arquivo Diário

Um estudante de 25 anos foi preso, nesta quarta-feira (16), suspeito de importunação sexual contra outra aluna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Santa Mônica. 

 

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima de 23 anos entrou em uma sala vazia para estudar. Em seguida, o suspeito também entrou no local e sentou próximo à mesa da jovem.

 

Minutos depois, a vítima notou que o autor estava se tocando nas genitálias. Assustada, a estudante saiu correndo da sala e pediu ajuda. Ela foi amparada por outro estudante, que acionou a segurança da universidade.

 

O vigilante do bloco imediatamente acionou reforço dos demais seguranças do campus. O grupo chegou ao local e realizou os procedimentos operacionais, conseguindo identificar e deter o suspeito, que tentou se esconder no terceiro andar do prédio.

A Polícia Militar foi acionada e, em seguida, o jovem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. 

 

SEGURANÇA

Por meio de nota, a UFU informou que dispõe de um sistema com mais de 200 câmeras de segurança espalhadas pelos seus sete campi e os vigilantes realizam rondas frequentes circulando por eles. O aplicativo "UFU Segura" é uma das alternativas que possibilitam o aumento da segurança de estudantes, servidores e demais pessoas que frequentam as unidades da instituição.

 

“De segunda a domingo, das 7h às 23h, a comunidade universitária pode acionar a Divig, utilizando o aplicativo de mensagens. Os números são os seguintes: Uberlândia (Educação Física, Santa Mônica, Glória e Umuarama) — (34) 99996-4597; Patos de Minas — (34) 99956-7976; Monte Carmelo — (34) 99652-5784; e Ituiutaba (Pontal) — (34) 99944-0316. A Central de Vigilância recebe o pedido de socorro ou a ocorrência e aciona uma equipe. Então, a equipe de vigilância motorizada se desloca até o local da ocorrência com agilidade. A Central Divig pode ser acionada em casos de ameaça e/ou atentado contra a integridade física, suspeita de tráfico, atentado contra o patrimônio público, veículos com vidros abertos, suspeita de roubo ou quando forem encontrados documentos ou objetos pela universidade”, consta a nota. 

Ainda de acordo com a UFU, em relação ao suporte e atendimento às vítimas de casos de assédios – tais quais a importunação sexual –, a universidade oferece serviços como orientações, acolhimentos psicológicos, grupos terapêuticos e diversas ações psicoeducativas. Um deles é o Projeto Proteger-se, que visa fornecer um ambiente de acolhimento e escuta para a comunidade UFU, por meio de atendimento terapêutico online. 

“Ademais, acrescentamos que, em agosto de 2021, foi instituída na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a Comissão de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres), a fim de aprimorar e monitorar as ações de combate à violência contra a mulher. O email para contato com o grupo é [email protected].”

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90