A Justiça Eleitoral determinou a retirada de uma imagem publicada nas redes sociais de Dandara Tonantzin (PT), candidata à Prefeitura de Uberlândia. Na publicação, constava o resultado de uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Datatempo no fim de julho. A representação contra Dandara foi feita pela coligação "Uberlândia pra Frente", de Paulo Sérgio (PP).
Conforme consta na decisão do juiz José Marcio Parreira, a coligação acusou Dandara Tonantzin de divulgar informações distorcidas sobre a pesquisa eleitoral. O texto também afirma que a publicação tem a intenção de transmitir uma ideia falsa ao eleitorado, "manipulando e desvirtuando informação de pesquisa eleitoral com o intuito de confundir o eleitor, dando a falsa impressão de que a candidata estaria à frente dos demais, quando na verdade está, numericamente, em segundo lugar, violando o princípio do processo eleitoral".
Na pesquisa, realizada com 6 mil pessoas, Dandara ficou na segunda colocação em relação às intenções de voto, atrás do candidato Paulo Sérgio. De acordo com a Justiça Eleitoral, é preciso considerar a margem de erro de 4%, podendo estar o candidato do PP entre 23,3% e 31,3%, enquanto a candidata pode estar entre 22,3% e 30,3%. Desta forma, a decisão aponta que não é possível afirmar que Dandara está na primeira colocação.
A coligação "Uberlândia pra Frente" também apontou que a publicação feita por Dandara Tonantzin não inclui informações obrigatórias, como o período da coleta e o contratante da pesquisa, como é estipulado em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Diário entrou em contato com a assessoria de Dandara, que informou que já retirou a publicação em resposta à determinação judicial, até que o caso seja analisado no mérito do processo. "Destacamos que a candidata Dandara apenas deu publicidade a uma pesquisa em que está empatada tecnicamente em primeiro lugar com o candidato Paulo Sérgio, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais", diz a nota.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
VEJA TAMBÉM:
• Uberlândia: reclamações contra a Cemig aumentam em julho